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Gestão de ponto: como usar em empresas de consultoria?

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 14/05/2024 19:06

A gestão de ponto em empresas de consultoria pode ser desafiadora devido à natureza do trabalho, que muitas vezes envolve projetos com prazos apertados e equipes distribuídas. Sabemos que muitos profissionais que atuam neste modelo de negócio enfrentam dificuldades de gerenciar a parte burocrática do dia a dia de trabalho, como horas trabalhadas e horas extras.

Por isso, é importante que as empresas de consultoria tenham em mãos soluções eficientes para controle de jornada de trabalho. Isso evita que os trabalhadores tenham problemas com acúmulo de banco de horas, que a empresa pague horas extras erroneamente e, no geral, garante que todas as regras trabalhistas estão sendo respeitadas.

Neste artigo, vamos falar mais sobre os desafios de gestão de ponto em empresas de consultoria e o que pode ser feito para mudar este cenário. Vamos lá? 

Quais os desafios da gestão de ponto em consultorias?

Como mencionamos anteriormente, as empresas de consultoria podem passar por algumas dificuldades ao fazer o controle de jornada de trabalho dos funcionários e, consequentemente, das demais rotinas que envolvem o acompanhamento de horas trabalhadas.

Aqui estão alguns dos desafios comuns enfrentados e algumas sugestões para lidar com eles.

  1. Horários flexíveis: 

    Muitos consultores têm horários de trabalho flexíveis, o que pode dificultar o rastreamento preciso das horas trabalhadas. Isso pode levar a inconsistências nos registros de ponto.

    Solução:

    Implementar sistemas de registro de ponto flexíveis, como aplicativos móveis ou software baseado na nuvem, que permitam que os funcionários registrem suas horas de trabalho de forma remota e em tempo real.

  2. Gerenciamento de múltiplos projetos

    Consultores geralmente trabalham em vários projetos ao mesmo tempo, o que pode tornar desafiador acompanhar em qual projeto estão gastando seu tempo.

    Solução

    Utilizar sistemas de gestão de projetos integrados aos sistemas de registro de ponto para que os funcionários possam associar suas horas trabalhadas a projetos específicos.

  3. Equipes distribuídas

    Muitas empresas de consultoria têm equipes distribuídas geograficamente, o que pode complicar ainda mais a gestão de ponto e o acompanhamento do tempo trabalhado.

    Solução

    Implementar ferramentas de comunicação e colaboração online que permitam que os funcionários registrem suas horas de trabalho de qualquer localidade e facilitem a comunicação entre os membros da equipe.

  4. Conformidade com leis trabalhistas 

    As empresas de consultoria podem operar em diferentes países ou estados, cada um com suas próprias regulamentações trabalhistas, o que pode tornar desafiador garantir a conformidade em relação ao registro de ponto e horas extras.

     

    Solução: 

    Manter-se atualizado com as regulamentações trabalhistas locais e utilizar sistemas de gestão de ponto que automatizem o cálculo das horas trabalhadas e horas extras de acordo com essas regulamentações.

É importante lembrar que lidar com esses desafios requer uma abordagem multifacetada que combina tecnologia, políticas claras e uma cultura organizacional que valorize a transparência e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Por que consultorias precisam se atentar com o controle de ponto?

A consultoria é essencialmente um serviço prestado por especialistas ou empresas em determinada área para auxiliar outros profissionais ou empresas.

O objetivo da consultoria é entender as demandas do cliente, através de análises e procedimentos, identificar soluções e, por fim, sugerir ações para aprimoramento.

O consultor pode ser contratado, por exemplo, para auxiliar na gestão e no planejamento financeiro de uma empresa, algo que demanda organização e que nem todos possuem naturalmente. Ele também desempenha um papel fundamental na organização e na orientação das decisões tanto na vida pessoal quanto profissional de um indivíduo.

Por terem um forte foco em gestão empresarial, com requisitos de excelência nas entregas que são feitas aos clientes, é fundamental que as empresas de consultoria apresentem o mesmo nível de cuidado, precisão e integridade que entregam às organizações e profissionais que as contratam.

Assim, as empresas de consultoria devem ter em mãos soluções de ponto que entreguem grande qualidade e eficiência para gestão de pessoas. 

Como fazer o controle de ponto em consultorias?

Existem várias maneiras pelas quais as empresas de consultoria podem gerenciar o controle de ponto de seus colaboradores. Embora ainda seja comum que empresas usem relógios de ponto digital (REP) ou até mesmo planilhas de controle de ponto, essas soluções tendem a apresentar falhas, pois não conseguem evitar fraudes na marcação do ponto e permitem a ocorrência de diversos erros.

Por isso, a melhor solução para controle de ponto (que, inclusive, é cada vez mais usada em empresas de todos os tamanhos e setores) é o controle de ponto online.

Este modelo de controle de ponto permite que todos os registros de horas trabalhadas sejam feitos por um dispositivo que pode ser conectado à internet, como celular, computador, tablet, etc. Para bater o ponto, basta que o profissional tire uma foto, digite sua senha e insira, caso queira, um comentário. Pronto! O ponto está batido.

Esse tipo de controle de ponto para consultorias é particularmente adequado, pois todos os funcionários podem acompanhar seu banco de horas, enquanto o RH tem em mãos todas as informações sobre as horas que estão sendo trabalhadas pelos funcionários. 

Assim, caso algum funcionário ou equipe tenha que trabalhar até mais tarde em um projeto, por exemplo, o sistema já calcula automaticamente os valores de adicional noturno e horas extras dos colaboradores. Da mesma forma, o controle de ponto online facilita a conferência de atrasos e permite o cálculo de absenteísmo na empresa.

Conclusão

O controle de ponto online é uma ferramenta indispensável para empresas que buscam modernizar e otimizar os processos do Departamento Pessoal e RH.

Com a mywork, é possível ter uma gestão mais eficiente do dia a dia, facilitando a administração de questões como horas extras, férias e banco de horas. Experimente agora mesmo clicando aqui e descubra como simplificar a rotina do seu departamento!