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Onboarding: o que é, boas práticas e como fazer?

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 21/06/2024 19:54

Quando uma empresa contrata um novo colaborador, um dos maiores desafios é garantir a integração eficaz dele com as equipes já existentes na organização. Se esse processo não for bem conduzido, o novo profissional pode enfrentar dificuldades para se entrosar com seus colegas e compreender os processos internos e a cultura da empresa.

Reforçar os pilares da cultura organizacional e introduzir o funcionário recém-contratado às equipes é uma etapa fundamental do processo de integração, pois ajuda a estabelecer uma relação positiva entre os novos colaboradores e a empresa, facilitando significativamente a adaptação deles.

Muitas empresas podem não estar familiarizadas com o processo de onboarding ou talvez não tenham uma estratégia bem definida para integrar novos colaboradores ao ambiente organizacional. Mas não se preocupe, a mywork está aqui para te ajudar!

Neste artigo, você terá acesso a todas as informações essenciais sobre o onboarding e valiosas dicas para implementar com sucesso esse processo na sua empresa.

Continue com a leitura para saber mais!

O que é onboarding?

“Onboarding” é um termo que tem origem no inglês e significa “embarque” ou “embarcando”. Essa palavra foi associada ao processo de integração de novos funcionários numa empresa, ou seja, à apresentação deste profissional aos diversos pilares da organização.

Assim, o onboarding é a rotina pensada para integrar o colaborador ao ambiente de trabalho, apresentando-lhe a cultura da empresa, os novos colegas, as rotinas e as atividades que farão parte de sua jornada. Geralmente, o onboarding acontece em seguida da contratação, uma vez que é mais fácil orientar o novo trabalhador no momento de "embarque" no novo cargo.

Todo esse processo visa incentivar a integração do novo colaborador com as demais equipes, além de alinhar rotinas e valores e facilitar a adaptação ao novo cargo.

Resumindo: onboarding é a integração dos novos colaboradores da empresa com conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários é essencial para que eles se sintam parte da equipe.

Por que o onboarding é importante?

Muitas empresas ainda não percebem a importância de um processo de onboarding bem estruturado, limitando-se a uma breve apresentação da empresa e dos colegas que irão colaborar diretamente com o novo funcionário.

Esta é uma escolha crucial para a administração de Recursos Humanos das empresas, especialmente porque o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e os profissionais estão à procura de empresas que proporcionem oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e um ambiente de trabalho colaborativo.

Integrar o novo colaborador de forma adequada é uma maneira de valorizar o capital humano da organização e trabalhar a retenção de talentos desde o início da jornada do funcionário.

Ao criar uma estratégia de integração bem elaborada, o departamento de Recursos Humanos passa a ter à disposição recursos e iniciativas para motivar os novos colaboradores desde o momento da contratação.

Ao término do onboarding, o novo colaborador já se encontra imerso nas práticas internas da empresa, em contraste com a simples apresentação aos colegas de equipe.

Quais as vantagens de um onboarding bem feito?

Agora que você já entende a importância do processo de onboarding, vamos falar sobre as vantagens que essa prática bem executada pode trazer tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Retenção de talentos na empresa

Este é um dos principais benefícios de um processo de integração eficaz. Manter talentos que se juntam à equipe é uma prioridade para qualquer organização, visto que é essencial criar incentivos para colaboradores que se destacam. A empresa deve sempre garantir que os valores institucionais estejam alinhados, promovendo o engajamento e a integração das equipes.

Criar uma excelente primeira impressão e mantê-la ao longo do processo de integração promove um ambiente organizacional positivo, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores.

Maior do engajamento

O processo de integração é como o "start" para os colaboradores se sentirem motivados e engajados desde o início, entendendo os valores e propósitos da empresa. Isso os impulsiona a entregarem resultados ainda melhores em suas atividades.

Alinhamento cultural do funcionário

Ao instruir os novos colaboradores sobre a missão e a cultura da empresa, o processo de integração esclarece grande parte das expectativas em relação ao desempenho e comportamento do colaborador, agilizando os processos e prevenindo erros comuns.

Diminuição do índice de turnover

O onboarding também contribui para diminuir o índice de turnover, que é a taxa de rotatividade de funcionários na empresa. Ao ser implementado desde o primeiro contato do colaborador com a empresa, é provável que a satisfação e a sensação de acolhimento do profissional sejam elevadas.

Crescimento do negócio

E é claro, um dos principais objetivos do onboarding é inspirar o novo colaborador, sendo esse um passo inicial para orientar o profissional nas rotinas que contribuem para o crescimento do negócio.

Colaboradores integrados e engajados costumam ter um impacto significativo na organização.

Melhores práticas de onboarding para implementar na empresa

Agora que já passamos pelas vantagens gerais de um bom processo de onboarding, você poderá ler um conjunto de dicas e exemplos de como realizá-lo de forma adequada, levando em consideração o período de um ano de trabalho do colaborador: da contratação ao final dos 365 dias seguintes. Vamos lá?

Tenha transparência desde a contratação

Receber a notícia da contratação é, com certeza, um momento emocionante para qualquer profissional!

É nesse momento que detalhes como salários, benefícios, descontos, data de início no novo cargo, atribuições do cargo, período de experiência, entre outros, devem ser discutidos e esclarecidos com o colaborador, para garantir que todas essas questões estejam alinhadas corretamente.

Essas informações, além de serem apresentadas ao longo das entrevistas, também devem ficar claras no contrato de trabalho e podem ser encaminhadas ao profissional por e-mail ou mensagem, para se ter um registro por escrito.

Nesse momento, é crucial também marcar o início da jornada de trabalho do novo colaborador, de preferência em uma segunda-feira. Dessa forma, a empresa terá tempo suficiente para introduzir o profissional às operações e atividades do dia a dia, permitindo uma imersão nos valores da organização.

Todos os detalhes para o início do trabalho precisam estar alinhados antes do primeiro dia oficial no novo emprego. O que o RH pode fazer é enviar um e-mail cheio de entusiasmo para o candidato escolhido, a fim de aumentar a empolgação para o início dessa nova etapa.

Faça com que o primeiro dia de trabalho seja especial

Oferecer um momento especial no primeiro dia de trabalho para um novo colaborador pode contribuir para criar uma atmosfera acolhedora diante de um ambiente desconhecido, facilitando a integração do profissional com a empresa. Algumas empresas escolhem presentear os novos colaboradores como forma de boas-vindas, por exemplo, mas as possibilidades são infinitas!

A ideia aqui é desmistificar o primeiro dia de trabalho, proporcionando ao novo colaborador uma experiência acolhedora e incentivando-o a se identificar com a empresa. Além disso, é recomendável criar um cronograma detalhado que apresente as etapas do processo de integração do novo membro da equipe.

Deixe a cultura da empresa transparecer

Além de detalhar a jornada de trabalho, remuneração, benefícios e demais aspectos já mencionados, é fundamental guiar o novo colaborador sobre a cultura da empresa desde o início de sua trajetória na organização.

Manter a sintonia em relação à forma como o trabalho é conduzido, às normas e às expectativas de comportamento e resultados é importante para um bom processo de integração.

Ofereça os treinamentos necessários

O novo colaborador precisa receber informações sobre todas as rotinas e possíveis treinamentos que serão realizados na empresa durante o processo de integração. Os treinamentos formais da organização devem estar incluídos no cronograma de onboarding, garantindo que o profissional tenha uma visão abrangente de todas as atividades que irá realizar.

Apresente o colaborador aos colegas

Durante os primeiros dias de integração o novo colaborador deve ser apresentado aos demais membros da equipe, especialmente às equipes e profissionais com os quais ele irá interagir regularmente. Essa etapa é importante para que o funcionário se familiarize com as pessoas e situações que farão parte de sua rotina de trabalho.

Integrar o novo colaborador com equipes mais experientes na empresa também é uma ótima maneira de estimular a colaboração entre diferentes perfis, o que favorece a troca de conhecimentos e habilidades entre os profissionais. Esse processo também é uma boa estratégia para estimular a criatividade e novas ideias nos projetos da empresa.

Acompanhe todo o processo de integração

Como você pode perceber, o processo de integração não se encerra após a primeira semana de trabalho do novo colaborador. Muito pelo contrário!

O onboarding é uma jornada contínua, onde se avalia o desempenho do novo colaborador, identificando tanto seus pontos fortes quanto áreas que podem ser aprimoradas em suas atividades e perfil de trabalho.

O setor de Recursos Humanos deve contar com um planejamento estruturado para acompanhar o processo de integração.

Geralmente, são estabelecidos marcos de avaliação aos 30, 60, 90 e 120 dias de trabalho para monitorar o desenvolvimento do profissional, sendo que o processo é considerado concluído após o primeiro ano de entrada do colaborador.

Use a tecnologia a seu favor

Existem diversas ferramentas que podem facilitar o processo de integração e acompanhamento do onboarding, auxiliando na avaliação do desempenho e na medição dos resultados dos novos colaboradores contratados.

Um desses sistemas de gestão é a mywork, que permite que os gestores de RH façam o monitoramento em tempo real dos pontos batidos pelos colaboradores, além de acompanharem atrasos, faltas, abonos, horas extras, etc, tudo através de um sistema completo que pode ser contratado por empresas de qualquer tamanho. 

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