Muitas empresas que contam com equipes externas ou até mesmo aquelas que fazem home office se preocupam, inevitavelmente, com a possibilidade de rastrear a localização de funcionários. Afinal, há situações em que o trabalhador precisa estar num local específico para realizar suas atividades, como é o caso de franquias, por exemplo.
Pense bem: há uma série de aplicativos de entretenimento que já utilizam tecnologias de localização para rastrear nossas atividades… E a gestão de pessoas não fica de fora de tais sistemas.
Embora muitas pessoas ainda não saibam, há muitas ferramentas que permitem a um gestor rastrear a localização dos funcionários da empresa.
Os profissionais de RH já têm como aliados os sistemas de controle de ponto online que contam com ferramentas de geolocalização.
O sistema de ponto online da mywork, por exemplo, utiliza a geolocalização para assegurar que a marcação de pontos dos colaboradores da sua empresa está sendo feita no local adequado.
Embora o uso de sistemas que permitem o rastreamento da localização de funcionários seja comum, ainda há gestores e empregadores que ficam receosos em adotar ferramentas que apresentam tal funcionalidade.
Muitos se perguntam: “Mas eu posso rastrear a localização de funcionários da minha empresa?”.
Se você também se faz essa pergunta, não se preocupe. A mywork está aqui para resolver essa e outras dúvidas a respeito da localização de funcionários.
Continue com a leitura!
A geolocalização, em termos gerais, é a determinação de um local a partir de coordenadas geográficas. Também pode ser entendida como a tecnologia usada para encontrar uma pessoa, um objeto ou um lugar. Muitas ferramentas contemporâneas já utilizam a geolocalização como parte fundamental para seu funcionamento.
Pense bem, quantas vezes você usou aplicativos para se orientar no trânsito ou acompanhar a entrega de uma encomenda? Essas atividades têm uma relação direta com a geolocalização, pois necessitam de um rastreamento.
O uso da geolocalização também está sendo cada vez mais usado no monitoramento e rastreamento de funcionários pelas empresas, especialmente naquelas em que os colaboradores não trabalham fisicamente no escritório.
Há empresas em que funcionários viajam muito a trabalho ou que parte da equipe trabalha de forma remota, o que impede os colaboradores de fazer o registro de ponto na sede da organização.
Alguns profissionais que trabalham durante a maior parte do tempo fora do escritório são:
Ademais, no cenário pós-pandemia, o crescimento de profissionais que passaram a trabalhar de forma totalmente remota foi muito significativo e muitas empresas precisaram se adaptar a esse novo modelo de trabalho.
Uma das adaptações que surgiram foi justamente o uso de ferramentas de localização de funcionários.
O uso de ferramentas que rastreiam a localização das equipes é uma forma que muitos empregadores encontraram para assegurar que equipes que atuam fora das dependências da empresa estão cumprindo a jornada de trabalho e realizando suas atividades nos locais adequados.
Monitorar os funcionários é um direito garantido ao empregador pela lei, mas há limitações para o uso das ferramentas de monitoramento.
A principal regra que deve ser conhecida tanto por empregadores quanto pelos gestores responsáveis pelo monitoramento é que rastrear funcionários por câmera, microfone, GPS ou outras ferramentas deve ter como objetivo central regular a atividade do trabalhador.
Em outras palavras, o monitoramento dos funcionários só pode acontecer durante a jornada de trabalho, pois o empregador tem a obrigação de respeitar a privacidade e a intimidade dos funcionários.
Além disso, o monitoramento deve ter uma justificativa adequada. Isso significa que o empregador deve comprovar que o rastreamento do funcionário contribui para a mensuração de variáveis relacionadas à atividade de trabalho.
Por exemplo, se o dono de um quiosque usa o rastreamento da localização para comprovar que o funcionário realmente estava em seu posto de trabalho quando bateu o ponto, trata-se de um uso justificado da ferramenta de monitoramento.
Vale mencionar que a empresa precisa documentar que os funcionários estão cientes e autorizam o monitoramento que será utilizado, seja este via celular, computador, entre outros. Também é preciso que o funcionário tenha a opção de ativar e desativar o rastreamento quando quiser.
Por fim, é importante lembrar que para o rastreamento de funcionários ser válido:
Dessa forma, a empresa pode rastrear a localização de funcionários desde que essas regrinhas apresentadas anteriormente sejam respeitadas. Caso as determinações sejam desrespeitadas, a empresa pode sofrer com problemas sérios na justiça do trabalho.
Agora que você já sabe o que diz a lei a respeito do rastreamento de equipes, vamos te mostrar algumas das principais vantagens de utilizar esse tipo de solução.
Como mencionamos no início deste artigo, muitos sistemas de controle de ponto online já contam com ferramentas de geolocalização que ajudam a identificar a localização dos funcionários que batem ponto por aplicativos.
O uso desse tipo de solução ajuda gestores a acompanhar o dia a dia de suas equipes, incluindo os locais onde os pontos estão sendo registrados, as horas de entrada e saída dos colaboradores e a quantidade de horas trabalhadas.
O sistema de ponto online da mywork, por exemplo, ajuda milhares de empresas diariamente com essas e outras atividades.
O controle de ponto online é uma ferramenta muito inovadora que, além de organizar uma série de rotinas do departamento pessoal, também ajuda as empresas a cumprirem as exigências da lei.
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