Você com certeza já ouviu que investir no treinamento de funcionários é uma prática indispensável para qualquer empresa que deseja ter sucesso, não é?
Bem, hoje vamos falar exatamente sobre isso, pois essa afirmação é completamente verdadeira! A capacitação profissional dos colaboradores de uma empresa é primordial para garantir bons resultados nos negócios.
Para que isso seja possível e aconteça da melhor forma possível, as empresas precisam aplicar estratégias voltadas para o aprimoramento das habilidades e competências de seus colaboradores, oferecendo treinamentos, realizando avaliações de desempenho e dando oportunidades para o crescimento profissional de todos.
Esse tipo de ação ajuda tanto no desenvolvimento da empresa, que se beneficia do maior nível de conhecimento dos funcionários, quanto na qualificação dos profissionais, que se veem mais preparados e habilitados para exercer suas funções.
Ao longo deste artigo vamos te mostrar por que vale a pena investir no treinamento de funcionários da sua empresa! Vem com a gente.
Como funciona o treinamento de funcionários?
O treinamento de funcionários permite que os trabalhadores aperfeiçoem suas habilidades dentro da empresa, adquirindo novas metodologias de trabalho e conhecimentos técnicos e comportamentais que podem ser implementados no dia a dia de trabalho para a resolução de problemas.
Através do treinamento de funcionários, os processos internos tendem a fluir de forma mais prática, fácil e ágil, o que melhora uma série de rotinas internas envolvendo produção, comunicação entre diferentes setores, atendimento ao cliente e muito mais.
Todos esses fatores impactam diretamente na qualidade e no sucesso das atividades empresariais. Assim, podemos dizer que o treinamento de funcionários abrange uma série de técnicas necessárias para capacitar e desenvolver profissionais em diversas áreas.
E quer saber o melhor de tudo isso? Os processos de treinamento de funcionários não são tão complicados quanto parecem! Algumas ações que podem ser aplicadas para potencializar as atividades e habilidades dos colaboradores são:
- Treinamento prático, no qual o funcionário exerce as atividades diárias no ambiente de trabalho;
- Cursos à distância, através da internet e em plataformas de capacitação (muito comuns durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia);
- Workshops e palestras com líderes da empresa, especialistas e outras referências do mercado de trabalho;
- Avaliação de desempenho e fomentação de uma cultura de feedback;
- Prática de job rotation, que permite que todos os colaboradores aprendam um pouco mais sobre as tarefas de outros setores da empresa, o que unifica os processos entre todas as áreas.
- Cursos específicos para cada área de acordo com a necessidade e demanda dos colaboradores.
Esses são apenas alguns exemplos de práticas que podem ser facilmente implementadas nas organizações como forma de capacitação e treinamento de funcionários. Há uma imensa variedade de ações e estratégias que podem ser adotadas para desenvolver novas habilidades entre as equipes.
A preocupação com o desenvolvimento profissional dos colaboradores é uma tendência cada vez mais latente no mercado de trabalho, pois é uma forma de aumentar o engajamento das equipes e reter talentos.
Vamos falar mais sobre isso na próxima seção.
Por que é importante investir em treinamento de funcionários?
Empresas que investem em práticas de treinamento e desenvolvimento de funcionários muitas vezes colhem resultados imediatos daquilo que é aprendido pelas equipes, pois quando os profissionais são capacitados, a tendência é que haja uma melhoria significativa nas entregas.
Toda empresa tem uma série de metas que precisam ser alcançadas: um determinado lucro líquido, um crescimento de mercado, aumento das vendas, desenvolvimento da comunicação institucional, entre outros.
Tudo isso pode ser alcançado com muito mais facilidade se a empresa possui profissionais capacitados. A organização tem mais aptidão e conhecimentos para crescer graças ao progresso dos funcionários e ao fortalecimento do time como um todo. Explorar os talentos de cada um e desenvolvê-los constantemente é o caminho para que os negócios tenham sucesso.
Assim, é correto dizer que investir no treinamento de funcionários é investir na própria empresa! Equipes mais capacitadas tornam-se mais competitivas frente ao mercado e aumentam a competitividade e a produtividade da empresa como um todo.
Vantagens do treinamento de funcionários
Agora que você entendeu por que é importante investir no treinamento de funcionários, vamos te mostrar algumas das principais vantagens que essa prática pode agregar à empresa.
Melhoria na eficiência e mais produtividade
Ao proporcionar treinamentos aos colaboradores como parte das rotinas da empresa, a produtividade como um todo tende a crescer, pois os novos conhecimentos diminuem a incidência de erros na execução de tarefas e, consequentemente, reduzem os custos.
Valorização dos profissionais
A possibilidade de capacitar e desenvolver os trabalhadores é uma ótima forma de aumentar o moral da equipe e demonstrar cuidado com a carreira de todos os colaboradores, afinal, a empresa está apostando na capacitação de cada um. Isso impacta fortemente na motivação dos profissionais, que se sentem mais valorizados, reconhecidos e preparados para realizar suas atividades.
Retenção de talentos
O treinamento de funcionários também ajuda muito na retenção de talentos para a empresa. A qualificação profissional ajuda a estreitar os vínculos entre o colaborador e a organização, pois constrói uma relação de confiança entre ambas partes, além de permitir que os próprios colaboradores criem laços mais fortes através da troca de experiências e de conhecimentos.
Além disso, a chance de um profissional que se vê estimulado a aprender a todo momento e a adquirir novas habilidades que serão importantes para sua carreira é um grande diferencial oferecido pela empresa, o que retém talentos valiosos.
Vantagens em relação à concorrência
Uma equipe bem treinada e constantemente motivada a aprender automaticamente impacta de forma positiva nos resultados da empresa. Pode-se notar maior fidelização de clientes, crescimento diante do mercado, lucro crescente, valorização de capital, etc.
Tudo isso está diretamente ligado à capacitação profissional dos colaboradores, que podem se adaptar melhor às novas tendências e criar novas oportunidades para os negócios, ajudando a empresa a se destacar no mercado e se tornar uma referência.
Aumento da criatividade
Treinamentos de funcionários, quando bem executados, trazem não apenas novas informações aos trabalhadores, mas também oferecem novos pontos de vista em relação ao setor de atuação, novos insights, novas práticas… Tudo aquilo que planta uma sementinha de curiosidade para os profissionais pode ser uma grande fonte de inspiração para novas ideias.
Uma equipe engajada em treinamentos e ações de capacitação pode aplicar novas ideias em suas atividades diárias e evoluir processos e projetos, desenvolver novos produtos, aplicar novos serviços e várias outras iniciativas na empresa.
Mais aptidão e familiaridade com equipamentos
Muitas empresas realizam a troca ou migração de sistemas, ou até mesmo implementam novas tecnologias nas rotinas de trabalho de seus funcionários. Dependendo da tecnologia empregada, os trabalhadores podem enfrentar dificuldades para se adaptar às novas ferramentas que são implementadas e se isso não for resolvido rapidamente, a tendência é que processos internos sofram as consequências.
Por isso, oferecer treinamentos práticos é muito importante! Os trabalhadores devem se familiarizar com softwares e sistemas que serão usados diariamente e isso pode ser feito rapidamente.
Nós da mywork, por exemplo, realizamos uma demonstração completa de nossa plataforma para os gestores e profissionais de RH que desejam implementar o controle de ponto online nas empresas (você pode solicitar um teste grátis do sistema clicando aqui).
O importante é garantir que os funcionários tenham tempo e foco para reter as informações necessárias a respeito da tecnologia que utilizarão.
Como montar um plano de treinamento de funcionários?
É fundamental que a empresa tenha um momento específico para traçar um plano de ação e implementação de treinamentos para seus funcionários, pois isso determinará o que será oferecido às equipes e quanto será investido. Entenda mais no passo a passo.
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Entenda as necessidades da equipe
Entender as habilidades e conhecimentos que as equipes realmente precisam desenvolver para melhorar os resultados de suas atividades é o primeiro passo de qualquer plano de capacitação de funcionários. Quando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento são identificadas, é mais fácil buscar as soluções que melhor atenderão às necessidades de todos.
É importante que os gestores de RH e demais responsáveis pelo processo de capacitação tentem identificar ao máximo as necessidades individuais dos trabalhadores em relação às atividades que são realizadas diariamente. Uma equipe de marketing de produto pode ter dificuldades em avaliar métricas de desempenho digital, por exemplo, e um treinamento sobre esse assunto pode tornar o entendimento do assunto mais fácil.
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Potencialize as habilidades do colaborador
A maioria esmagadora dos profissionais entra no mercado de trabalho sem nenhuma experiência prévia na área e tudo que precisam é a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na prática.
Muitas organizações se beneficiam de estratégias que implementam a capacitação prática já no momento de onboarding do novo colaborador, que é inserido nas rotinas da empresa e nas atividades que deverá desempenhar logo no primeiro dia de trabalho.
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Conheça diferentes tipos de treinamento para funcionários
Há uma série de maneiras de realizar um treinamento para os colaboradores. Entre elas há o treinamento presencial, online, prático, etc., e cada um deles atende diferentes necessidades das empresas. A partir do momento em que o plano de capacitação e treinamento de funcionários é desenhado, é mais fácil determinar o melhor tipo de treinamento para cada negócio.
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Seja um exemplo para a equipe
Muitos gestores não entendem que a capacitação de funcionários é uma prática que deve ser feita constantemente, não apenas no início da trajetória do trabalhador na empresa. O envolvimento de lideranças e de colegas que estão na organização há mais tempo em momentos de capacitação estreita os laços entre as equipes e cria uma cultura voltada para o aprendizado constante.