Durante muito tempo, o ponto eletrônico reinou como a principal ferramenta no controle de ponto, deixando gestores de departamento pessoal e RH dependentes dele. No entanto, este já representava uma evolução em relação aos métodos mais antigos, como o livro de ponto e os cartões de ponto. Atualmente, novas soluções de sistema de ponto online têm transformado a maneira como as empresas gerenciam o controle de ponto.
Em todo o Brasil, gestores estão em busca da melhor solução para suas empresas: optar por um ponto eletrônico tradicional ou inovar com um sistema mais moderno, como o sistema de ponto online?
Para ajudar na escolha entre o ponto eletrônico tradicional e o sistema de ponto online, elaboramos uma lista com vantagens e desvantagens de cada opção, para que você possa tomar uma decisão mais consciente sobre o que é mais adequado para sua empresa e colaboradores.
Quais os benefícios do ponto eletrônico?
Embora tenha um custo mais elevado, o ponto eletrônico apresenta diversas vantagens. Em determinadas situações, pode ser a escolha ideal para gerir o controle de ponto dos colaboradores.
- Conhecimento no mercado: Como o ponto eletrônico tradicional é uma presença consolidada há muitos anos, a maioria das pessoas já está familiarizada com o seu uso. Isso elimina a necessidade de ensinar a operar um novo sistema, bastando apenas cadastrar os funcionários após a solicitação do produto.
- Escala para muitos de funcionários: Em empresas com um grande número de colaboradores, às vezes o processo de instalação de um relógio de ponto pode ser mais facilitado.
Apesar do trabalho inicial de cadastrar todos, os melhores relógios de ponto eletrônico do mercado costumam suportar com eficiência o alto volume de registros diários. Empresas de grande porte, como bancos e multinacionais, geralmente optam por esse tipo de solução, embora algumas delas já estejam explorando outras alternativas.
- Integrações com outros sistemas: O ponto eletrônico tradicional geralmente gera arquivos que são compatíveis com a maioria dos sistemas de folha de pagamento disponíveis no mercado.
Quais as desvantagens do ponto eletrônico?
- Preço: O preço de um ponto eletrônico costuma ser bastante elevado, o que torna essa solução praticamente inviável para muitos pequenos e médios negócios. A ferramenta pode chegar a custar cerca de R$2.000 ou até mais dependendo das funcionalidades
- Custos extras: Muitas vezes, as pessoas pensam que apenas adquirir o relógio resolve todos os custos do controle de ponto. No entanto, a realidade é outra. Custos de manutenção, sistemas, softwares específicos para tratamento de ponto e outras tarefas manuais necessárias ao utilizar um relógio de ponto eletrônico precisam ser considerados pelo gestor ao tomar a decisão.
Quais as vantagens do sistema de ponto online?
Existem inúmeras vantagens ao optar por um sistema de ponto online em comparação com o ponto eletrônico tradicional:
- Sem custo de instalação: Investir R$2.000 em um relógio de ponto eletrônico pode ser um custo proibitivo para muitas empresas, especialmente as de pequeno e médio porte. Atualmente, as funcionalidades desse equipamento podem ser facilmente executadas em um computador, tablet ou até mesmo em um celular. Alguns sistemas online, como o da mywork, não apenas oferecem essa flexibilidade, mas também não cobram taxas extras, como taxa de instalação ou suporte, tornando-se uma opção ainda mais atraente.
- Mensalidade de valor reduzido: Mesmo que uma empresa já possua um relógio de ponto, ainda é necessário contratar um sistema de tratamento de ponto, suporte e serviços de reparo. A vantagem dos sistemas de ponto online é que todos esses custos extras estão incluídos em uma mensalidade acessível, tornando a gestão do controle de ponto mais simples e econômica.
- Menos gasto de tempo: Os sistemas de ponto online são capazes de gerar relatórios automaticamente, integrar com o contador e simplificar o processo de controle de ponto, dentre outras funcionalidades que os sistemas tradicionais não costumam oferecer. Isso não apenas otimiza o tempo do departamento pessoal, mas também permite que eles foquem em atividades mais estratégicas e relevantes para a empresa.
- Segurança: Os mais avançados sistemas de ponto online estão em constante evolução, adotando as mais recentes práticas antifraude e mecanismos para prevenir erros. Isso garante que as empresas evitem litígios trabalhistas e que os colaboradores tenham a certeza de que seus direitos estão sendo protegidos.
- Suporte dedicado: O suporte oferecido pelas empresas que utilizam sistema de ponto online geralmente se destaca em comparação às empresas que utilizam relógio de ponto tradicional. Na mywork, por exemplo, você tem a possibilidade de solicitar suporte por e-mail, whatsapp ou até mesmo através do chat!
- Ponto externo: Empresas que possuem funcionários externos podem aproveitar de uma solução para que mesmo os funcionários externos batam ponto. Para dar segurança ao processo, algumas empresas já oferecem soluções de geolocalização, lembretes e alertas para diminuir potenciais fraudes.
Independentemente de tudo, é crucial que a empresa opte pela solução que realmente irá solucionar seus problemas de forma eficaz, seja para se adequar às normas trabalhistas, reduzir fraudes ou agilizar o departamento de recursos humanos. Em certos casos, o relógio de ponto digital pode ser a escolha ideal, porém, em muitos outros, um sistema de ponto online pode agregar mais valor à empresa.
Nós, da mywork, oferecemos uma solução de controle de ponto online que já está ajudando diversas empresas de todos os portes em todo o Brasil a gerenciar seus registros de forma ágil e eficaz. Se você deseja experimentar gratuitamente, basta criar uma conta através deste link ou se cadastrar em nossa página para que um de nossos representantes entre em contato.