Se você é um profissional que trabalha com Recursos Humanos, é muito provável que já tenha ouvido falar a respeito do Onboarding.
Quando uma empresa realiza um processo de contratação de um novo funcionário, um dos maiores desafios tende a ser a integração deste novo colaborador com as equipes que já existem na organização e, quando esse processo não acontece ou é feito de maneira errada, há o risco de que o profissional recém admitido tenha dificuldades de entrosamento com seus colegas e de assimilar os processos internos e a cultura interna da empresa.
Contar a história da organização, reforçar a cultura organizacional e apresentar o novo colaborador a seus novos colegas de trabalho faz parte do processo de onboarding e é essencial para a construção de uma relação positiva entre novos funcionários com a empresa, além de tornar todo o processo de adaptação muito mais fácil.
Sabemos que muitas empresas não conhecem o processo de onboarding ou não tem uma forma estruturada para realizar essa integração entre novos colaboradores e o restante da organização, mas a mywork está aqui para ajudar! Nesse artigo você vai encontrar todas as informações essenciais para a compreensão do processo de onboarding e as melhores dicas para implementar esse processo na sua empresa.
Quer saber mais? É só continuar com a leitura!
“Onboarding” é um termo de origem inglesa, que significa “embarque” ou “embarcando” e foi atribuído ao processo de integrar novos funcionários com os diversos pilares da organização justamente porque o novo colaborador está “embarcando na empresa”.
O onboarding, portanto, trata-se da integração do funcionário à nova realidade de trabalho através de uma série de processos de apresentação à cultura organizacional, aos novos colegas, às rotinas da empresa e às novas atividades que deverão ser realizadas por ele. Geralmente, o onboarding é feito logo após a contratação, pois é mais fácil engajar e orientar o colaborador logo no início de sua jornada na empresa.
Tudo isso tem como o objetivo promover uma maior socialização entre o novo trabalhador e às demais equipes, bem como alinhar rotinas e valores e facilitar a adaptação ao novo cargo.
Resumindo: o onboarding é a integração dos novos colaboradores da empresa com conhecimentos, habilidades e comportamentos necessários para que possam, de fato, fazer parte da equipe.
Muitas empresas ainda ignoram a necessidade de um processo de onboarding bem estruturado, optando por fazer apenas uma breve apresentação da empresa e dos colegas que trabalharão diretamente com o novo colaborador.
Essa é uma decisão crítica para a gestão de RH das organizações, principalmente porque o mercado se torna cada vez mais competitivo e os profissionais buscam empresas que oferecem boas condições de aprendizado, crescimento e relações de trabalho. Realizar um processo de integração adequado é uma forma de valorizar o capital humano da empresa e promover a retenção de talentos que entram para o time.
A partir do momento em que um novo colaborador é contratado, dá-se início a um processo de adaptação que pode variar muito dependendo das condições em que acontece. É preciso inserir o profissional nas rotinas da empresa, pois isso contribui para a manutenção de um bom clima organizacional e evita a rotatividade entre novos contratados, já que o profissional que se sente acolhido e satisfeito tende a não deixar seu cargo tão cedo.
Ao estruturar uma boa estratégia de integração, o setor de RH passa a contar com ferramentas e ações para engajar os novos funcionários desde o momento da contratação e, ao final do processo de onboarding, o colaborador já está mais integrado com as rotinas internas do que estaria se tivesse apenas sido apresentado ao restante da equipe, por exemplo. Isso faz uma grande diferença na adaptação e ajuda o profissional a se aproximar de seu máximo potencial.
Agora que você conhece a importância do processo de onboarding, vamos falar sobre algumas vantagens que essa prática, quando bem feita, pode proporcionar para a empresa e para o funcionário.
Este é um dos principais benefícios gerados por um bom processo de integração. Reter profissionais talentosos que entram para o quadro de funcionários da empresa é uma das prioridades de qualquer organização, pois é cada vez mais necessário criar atrativos para os colaboradores que se destacam.
A organização deve sempre promover o alinhamento dos valores da empresa e o bom engajamento e entrosamento das equipes, além de oferecer uma remuneração adequada e benefícios compatíveis com o mercado, e isso é muito mais fácil quando a integração é feita desde o primeiro contato do profissional com a empresa.
Construir uma boa primeira impressão e reforçá-la ao longo do processo de onboarding gera um clima organizacional positivo e promove o bem-estar dos colaboradores.
O processo de integração contribui para o aumento de engajamento dos colaboradores, pois aqueles que são orientados e entendem desde o início os valores e propósitos da empresa, bem como seu papel no cumprimento das missões organizacionais, sentem-se motivados e tendem a entregar melhores resultados.
Por educar os novos colaboradores a respeito da missão e da cultura da empresa, o processo de onboarding já elucida boa parte das expectativas da empresa a respeito do desempenho e comportamento do colaborador, o que agiliza processos e ajuda a evitar erros comuns.
O onboarding também é importante por auxiliar na redução do índice de turnover, que é a taxa de rotatividade nas empresas. Quando feito desde o primeiro contato do colaborador com a empresa, a tendência é que a satisfação e a sensação de acolhimento do profissional sejam altas, o que contribui para sua permanência na organização.
E claro, como um dos objetivos do onboarding é motivar o novo colaborador, esse é um dos primeiros passos para guiar o profissional em direção à rotinas que fazem parte do crescimento do negócio, colocando este colaborador como parte integral desse processo. Profissionais que são altamente motivados e engajados com as atividades da empresa tendem a contribuir muito para o crescimento dos negócios.
Bom, não podemos deixar de falar um pouco sobre as estratégias mais frequentemente aplicadas em processos de integração pelas empresas brasileiras, certo? A seguir, você vai encontrar um conjunto de dicas e exemplos de como realizar um processo de onboarding de qualidade desde o momento da contratação do novo colaborador até um ano depois. Vamos lá?
Receber a notícia da contratação é um momento extasiante para qualquer trabalhador, sem dúvidas!
É nesse momento que informações a respeito de salários, benefícios e seus eventuais descontos, data de início no novo cargo, atribuições do cargo, período de experiência, entre outros, devem ser especificadas e refinadas juntamente ao colaborador, para que todas essas questões sejam alinhadas de maneira correta.
Todas essas informações, além de serem apresentadas para o colaborador, devem ser especificadas em contrato e podem ser encaminhadas ao profissional por e-mail. É nesse momento, também, que deve ser agendado o começo da jornada de trabalho do profissional, preferencialmente numa segunda-feira. Assim, a empresa terá tempo hábil para apresentar o dia a dia de suas operações e atividades ao novo funcionário, proporcionando um mergulho nos valores da companhia.
Todos os conceitos básicos para o início da relação trabalhista devem ser acertados antes do primeiro dia de trabalho, logo, é interessante enviar um e-mail animado para o candidato selecionado, de modo a aumentar o entusiasmo pelo início da nova jornada.
Proporcionar algum momento especial no primeiro dia de trabalho e um colaborador recém-contratado pode ajudar a aumentar a sensação de acolhimento diante de um cenário desconhecido, ajudando no processo de integração do profissional com a empresa. Muitas empresas optam por oferecer um pequeno presente para novos colaboradores como uma forma de recebê-los, por exemplo, mas a criatividade é o limite!
O importante é desmistificar o primeiro dia no trabalho, aliviando a tensão do novo colaborador e ajudando-o a conhecer a empresa de maneira a gerar identificação. É interessante, também, que um cronograma seja feito para mostrar as etapas da integração do novo colaborador. Assim, o funcionário saberá exatamente o passo a passo do processo de Onboarding e o departamento de RH terá controle sobre toda a jornada de integração, além de ter a chance de reavaliar o processo constantemente.
Além das especificações sobre a jornada de trabalho, o salário, benefícios e outros pontos apresentados anteriormente, é imprescindível que o novo colaborador seja constantemente orientado a respeito da cultura da empresa, principalmente no início de sua jornada na organização. Manter o alinhamento a respeito de como o trabalho deve ser realizado, sobre regras e expectativas de postura e resultados é fundamental para o sucesso de qualquer processo de integração.
É preciso que o novo colaborador tenha conhecimento a respeito de todas as rotinas às quais será submetido durante o processo de integração e isso inclui possíveis treinamentos que deverão ser feitos dentro da empresa. Os treinamentos formais da organização devem estar previstos no cronograma de onboarding para que o profissional tenha em mente não apenas datas, mas um panorama de todas as atividades que precisará cumprir.
Durante a primeira semana de integração, o novo colaborador deve ser apresentado aos demais funcionários da empresa, principalmente às equipes e profissionais com quem ele trabalhará constantemente. Todo esse processo é importante para que o funcionário conheça as pessoas e as situações que irá se deparar durante sua rotina de trabalho.
Aproximar o novo colaborador de equipes que já estão há mais tempo na empresa também é uma forma de promover o engajamento entre diferentes perfis, o que contribui para a troca de conhecimentos e habilidades entre os profissionais. Esse processo é fundamental para a oxigenação de ideias e projetos dentro da empresa.
Como você deve imaginar, o processo de onboarding não termina após a primeira semana de trabalho do novo colaborador. Pelo contrário! O onboarding é um processo de longo prazo, que consiste em avaliar o desempenho do funcionário que é contratado e identificar pontos fortes e pontos que podem ser melhorados em suas atividades e seu perfil de trabalho.
É importante que o departamento de RH tenha um cronograma de acompanhamento bem estruturado para o onboarding. É comum usar marcos de 30, 60, 90 e 120 dias de trabalho para acompanhar a evolução do profissional e, geralmente, o processo é dado como encerrado após 1 ano da entrada do colaborador.
Há uma série de ferramentas que podem tornar o processo de onboarding e seu monitoramento mais fácil, contribuindo para a avaliação de métricas de desempenho e mensuração de resultados dos colaboradores contratados.
As ferramentas de people analytics podem auxiliar no acompanhamento do perfil comportamental dos funcionários que são selecionados para cargos na empresa e sistemas de gestão de departamento pessoal são fundamentais para o monitoramento de situações fundamentais no dia a dia da gestão de pessoas.
Um exemplo desses sistemas de gestão é a mywork, que permite que os gestores de RH acompanhem, em tempo real, os pontos batidos pelos colaboradores, atrasos, faltas, abonos, horas extras, etc, tudo através de um sistema completo e intuitivo que pode ser contratado por empresas de qualquer tamanho.
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