Você sabia que um grande fator que impacta no índice de turnover e de absenteísmo nas empresas brasileiras é o plano de benefícios oferecido aos funcionários? Os benefícios oferecidos aos colaboradores tem um grande peso no nível de engajamento, motivação e satisfação das equipes.
Além disso, oferecer um bom plano de benefícios dentro da organização é também uma boa forma de atrair novos talentos para o seu negócio, afinal, os benefícios não se tratam apenas de obrigações trabalhistas, mas também são uma forma a mais de valorizar o trabalho dos colaboradores.
Assim, a oferta de benefícios é um grande atrativo para profissionais que estão no mercado de trabalho e funciona como um grande diferencial competitivo nas empresas.
Cada vez mais, os benefícios devem ser pensados estrategicamente pelas empresas e o departamento de recursos humanos deve ser diretamente envolvido nesse processo. Afinal, é preciso envolver os responsáveis pela gestão de pessoas nos benefícios oferecidos às pessoas!
Também é importante ter em mente que um plano de benefícios não é estático: os benefícios precisam acompanhar as mudanças no mercado e na economia, acompanhando as necessidades dos funcionários.
Mas como elaborar um bom plano de benefícios? Como avaliar as necessidades dos funcionários?
A mywork vai te ajudar a entender melhor como funciona a estruturação de um plano de benefícios vantajoso para a empresa e para os colaboradores. Continue com a leitura para saber mais!
Um plano de benefícios nada mais é do que um conjunto de vantagens e remunerações complementares à remuneração do funcionário, como o vale-refeição, plano de saúde, vale-transporte, entre outros.
O grande objetivo de um plano de benefícios é agregar na motivação e satisfação dos funcionários, fatores que têm um impacto direto na produtividade e na retenção de talentos para as empresas.
Os benefícios podem ser tanto aqueles obrigatórios pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou aqueles que são oferecidos pela empresa voluntariamente, como vale-cultura, day off, entre outros.
Ambas categorias de benefícios devem ser cuidadosamente estudadas para que as empresas entendam quais são as que melhor se encaixam nas necessidades dos funcionários.
Também é importante dizer que os benefícios não podem estar atrelados ao desempenho dos funcionários, nem mesmo oferecidos apenas a uma parcela dos colaboradores dentro da empresa. O plano de benefícios deve ser oferecido igualmente entre todos os funcionários.
Como você já deve imaginar, as empresas que oferecem bons planos de benefícios aos funcionários tendem a ter equipes mais engajadas e satisfeitas com o trabalho. E por que isso acontece?
Ora, porque todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas!
Quando a empresa cria uma estratégia para oferecer benefícios aos funcionários, a tendência é que as vantagens oferecidas atendam a uma série de necessidades ou desejos dos colaboradores.
Os trabalhadores que sentem que são valorizados e ouvidos dentro do ambiente de trabalho tendem a ficar mais motivados e envolvidos com as atividades que fazem os negócios decolarem e isso é muito valioso para a empresa.
Além disso, quando a empresa conhece bem os benefícios que está oferecendo, sejam eles obrigatórios ou não-obrigatórios, há menos chances de que surjam problemas trabalhistas, pois há um cuidado maior com as obrigações legais da empresa.
Agora que você já entendeu o que é o plano de benefícios, vamos falar um pouco mais sobre as diferentes categorias de benefícios que existem: os benefícios obrigatórios e não-obrigatórios.
Benefícios obrigatórios são aqueles que, como o próprio nome já diz, devem ser oferecidos obrigatoriamente pelas empresas brasileiras. Entre eles, estão:
Já os benefícios não-obrigatórios são aqueles que a empresa pode optar oferecer como forma de motivar e engajar os funcionários, pois tratam-se de vantagens que complementam a renda do trabalhador e ajudam a manter o interesse na empresa. Podemos destacar:
É bom destacar que empresas de diferentes segmentos podem ter diferentes benefícios obrigatórios a oferecer para os funcionários, como, por exemplo, adicional noturno e adicionais de insalubridade e periculosidade. Por isso, é importante que o departamento de RH conheça bem as leis trabalhistas que envolvem a gestão de funcionários de seu setor.
Ao mesmo tempo, os benefícios opcionais podem variar de acordo com a organização: empresas cujas equipes trabalham de forma 100% remota veem no auxílio home-office uma forma de complementar a remuneração dos colaboradores, enquanto aquelas que trabalham em regime presencial optam por oferecer o vale-transporte ou vale-gasolina.
Por conta das diferenças entre as empresas, as estratégias para montar um bom plano de benefícios também são diferentes entre si. O mais importante neste processo é pensar em quais vantagens são mais valiosas para os colaboradores e podem gerar mais engajamento com a organização.
Tanto o RH da empresa quanto as principais lideranças da empresa têm um papel ativo na estruturação de um bom plano de benefícios para os funcionários.
É preciso fazer uma análise cuidadosa das necessidades dos colaboradores e dos recursos da empresa no momento de traçar a estratégia de benefícios e, para te ajudar nesse processo, vamos apresentar um breve passo a passo que pode organizar seu plano de ação.
O primeiro grande passo para pensar num conjunto de benefícios é definir o orçamento que a empresa tem para cobrir tais investimentos. Isso ajuda a entender o que é possível implementar e o que não é.
Nesse momento, também é importante determinar os objetivos que a empresa quer atingir com um plano de benefícios e como pretende oferecer as vantagens para os funcionários.
Uma vez que o orçamento foi determinado, é importante traçar quais são os benefícios básicos que a sua empresa pode oferecer. Alguns benefícios não-obrigatórios já são tão comuns entre as empresas que os funcionários já esperam recebê-los.
É sempre bom começar pelo tradicional: vale-transporte, vale-refeição e assistência médica são alguns benefícios mais oferecidos para trabalhadores da CLT.
Uma vez que os benefícios básicos são oferecidos, a empresa pode usar da criatividade para pensar em outras vantagens para o colaborador, como um dia de folga no dia do aniversário (conhecido como day off), sala de relaxamento na empresa, café da manhã no ambiente de trabalho, entre outros.
A pesquisa entre os funcionários também é muito importante para traçar a estratégia de benefícios. É importante entender quais vantagens são mais procuradas, se há um tipo de benefício que agrega mais valor entre os colaboradores, se os benefícios implementados estão satisfazendo as equipes…
Criar o hábito de ouvir os funcionários é uma ótima forma de avaliar se a política de benefícios está funcionando bem ou não.
Avaliar a concorrência também é muito importante. Como o plano de benefícios tem como objetivo engajar os funcionários e atrair novos talentos, é fundamental saber quais são as políticas de benefícios que o mercado de trabalho está praticando.
Isso ajuda a calibrar o plano de benefícios dentro da empresa e identificar o que pode funcionar melhor para atrair profissionais qualificados para o seu negócio.
Também é essencial anunciar os benefícios que sua empresa oferece e isso deve ser feito tanto dentro quanto fora da organização.
Apresentar uma nova política de benefícios aos funcionários gera empolgação com as vantagens que serão recebidas, enquanto anunciá-la nas divulgações de vagas faz “brilhar os olhos” de candidatos que estão em busca de novos desafios.
Por fim, é essencial que a sua empresa revisite a política de benefício e faça alterações sempre que for necessário. De nada adianta insistir em benefícios que estão ultrapassados e se deparar com times desmotivados e pouca atração de novos talentos.
É importante realizar pesquisas de satisfação periodicamente para verificar se o plano de benefícios atual está agradando os colaboradores e para identificar possíveis mudanças e melhorias.
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