Você já ouviu falar em cargo de confiança?
Não basta ocupar uma vaga de gerente ou chefe para ter um cargo de confiança. Essa função caracteriza-se pela credibilidade e confiança do empregado, uma vez que este tem muita responsabilidade, conhecimento e autonomia para tomar decisões que envolvem a empresa e o sucesso dos negócios
. Sabemos que muitas dúvidas podem surgir quando falamos sobre cargos de confiança e que muitos profissionais têm dúvidas a respeito desse título dentro das empresas. Pensando nisso, a mywork desenvolveu esse artigo com as principais informações sobre cargos de confiança, reunindo tudo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?
Um cargo de confiança é aquele que se dá aos funcionários que tenham muita credibilidade e confiança dentro do ambiente corporativo, assumindo responsabilidades e autonomia para tomar decisões que envolvem o sucesso dos negócios. O sucesso da empresa, nesse caso, não diz respeito apenas aos resultados financeiros, mas também à gestão administrativa e de pessoas.
Os profissionais que assumem cargos de confiança podem ter os mais diversos títulos, como gerentes, diretores, chefes de departamento, chefes administrativos etc, mas tais colaboradores são considerados empregados de alto nível, uma vez que têm mais autonomia e poderes que os demais. Em outras palavras, para ocupar um cargo de confiança, o profissional contratado deve ser comprovadamente um gestor, líder ou diretor de alguma área da empresa, uma vez que a figura de tais profissionais normalmente “se confunde” à imagem da empresa.
Geralmente, os colaboradores de alto nível são aqueles que ocupam os cargos de gestão dentro da organização, ou seja, são aqueles que têm características e habilidades essenciais para o bom andamento do dia a dia de trabalho e para resultados positivos, podendo assumir até mesmo algumas responsabilidades do empregador.
As leis trabalhistas determinam algumas particularidades para os cargos de confiança e é importante que os colaboradores que ocupam tais cargos estejam cientes de seus direitos, que são diferentes daqueles oferecidos ao trabalhador comum. Especialmente no que diz respeito à remuneração e aos poderes destes funcionários.
O que diferencia um cargo de confiança e um cargo comum é o valor da remuneração recebida pelo colaborador que ocupa um cargo de confiança. O valor da remuneração deve ser composta pela fórmula:
Salário base + 40% do valor do salário base
Além disso, o colaborador que tem um cargo de confiança possui vantagens em relação aos poderes e autonomia em relação à sua função anterior, tanto em nível de autoridade, quanto financeiramente. Para a empresa, essa promoção deverá gerar mais confiança e impactar na liderança dos demais empregados.
A mywork reuniu aqui algumas das principais características trabalhistas que envolvem um cargo de confiança. São elas:
Diante da lei, os cargos de confiança têm direito de administrar sua própria jornada de trabalho e carga horária, de modo que não há nenhum tipo de controle do empregador sobre a jornada destes funcionários.
É comum também que os colaboradores que ocupam um cargo de confiança tenham uma jornada de trabalho flexível, uma vez que estão sempre disponíveis (inclusive aos finais de semana).
No entanto, como qualquer outro funcionário, os cargos de confiança têm direito a um descanso semanal remunerado (DSR), garantido por lei. Se por acaso um colaborador que ocupe um cargo de confiança seja solicitado para trabalhar nesse dia de folga ou atender a algum chamado por parte da empresa, ele deverá receber a remuneração desse período trabalhado em dobro.
Após 10 anos de função, a bonificação especial passa a ser um direito adquirido e não pode deixar de ser paga todos os meses ao colaborador, mesmo que ele mude de função.
A contrapartida de um cargo de confiança é que, por ter autonomia para responder pela empresa, o colaborador não pode deixar de atender algumas exigências feitas pela organização. Cada contrato de cargo de confiança tem suas particularidades e é feito com termos e condições específicas para cada colaborador, de modo que ele esteja de acordo com todas as determinações ao assiná-lo
Por esse motivo, casos em que o colaborador tenha que se mudar para outra cidade ou até mesmo para outro país pela empresa não configura direitos relacionados a aumentos ou outras gratificações.
Outro ponto importante sobre o cargo de confiança é que, quando outro colaborador assume o cargo durante um tempo indeterminado, ele só terá acesso aos benefícios do cargo durante o período em que ocupar a posição.
Empresas que desejam contratar ou promover profissionais para cargos de confiança devem ficar atentas à algumas particularidades desse tipo de vaga. Reunimos aqui algumas regras que devem ser seguidas para evitar problemas trabalhistas e outras complicações relacionadas aos colaboradores que ocupam cargos de confiança:
Uma vez que as empresas estão cientes das regras que configuram a contratação de cargos de confiança, fica mais fácil instituir essa função de acordo com a Lei, o que é a melhor maneira de se proteger contra ações trabalhistas. Dessa maneira, realizar os trâmites de contratação da maneira correta é a melhor forma de evitar prejuízos para o funcionário e a empresa não corre o risco de sofrer com processos e outros problemas.
Para os funcionários que não exercem cargos de confiança, por outro lado, o controle de jornada de trabalho pode ser feito com o sistema de controle de ponto online da mywork! Com ele, os gestores podem acompanhar diariamente as horas trabalhadas dos colaboradores e a marcação de ponto de cada um dos empregados. Para testar o sistema de controle de ponto da mywork gratuitamente durante 7 dias, basta clicar aqui!