Registro de Ponto Remoto: Como escolher o seu?
O registro de ponto remoto é uma solução alternativa de controle de ponto que vem sendo adotada por muitas empresas brasileiras. Saiba mais aqui!
A liderança remota é um tipo de gestão de pessoas adaptada ao modelo de trabalho remoto. Entenda mais sobre o assunto!
Muitas empresas enfrentam desafios quando o assunto é liderança remota, especialmente aquelas que não contam com um plano de gestão de pessoas bem estruturado.
O papel das lideranças é fundamental para qualquer equipe de colaboradores que trabalha com um objetivo em comum, pois são os líderes que organizam, otimizam e guiam as atividades de cada um dos times para que bons resultados sejam alcançados.
Até 2020, a maioria esmagadora das empresas costumava funcionar de maneira totalmente presencial, com gestores e colaboradores comparecendo todos os dias na sede da empresa e compartilhando espaços de trabalho mútuos ao longo do dia. Com a pandemia causada pela covid-19 e a necessidade de isolamento social, grande parte dessas empresas foi obrigada a se adaptar a um novo regime de trabalho: o trabalho remoto, também chamado de home office.
Foram quase dois anos de pandemia que obrigaram empregadores e empregados a organizar novas rotinas de trabalho que envolvem, entre outras atividades, a liderança remota de equipes. Afinal, com boa parcela dos trabalhadores preferindo o home office e muitas empresas entendendo as vantagens de manter os funcionários trabalhando de casa, surge a necessidade de elaborar estratégias para gerir times à distância.
Mas há muitas organizações que ainda não conseguiram adaptar as rotinas de liderança para o cenário do trabalho remoto e isso pode ser um problema, especialmente nas empresas que decidiram manter o modelo de trabalho à distância ou o trabalho híbrido.
Afinal, como é possível liderar equipes de forma remota? O que é necessário para garantir a organização? Quais os principais desafios e oportunidades de uma liderança remota?
A mywork vai te ajudar a entender estas e outras questões relacionadas à liderança remota nas empresas. Continue com a leitura para saber mais!
Independentemente do modelo de trabalho que uma empresa estabelece para seus colaboradores, o papel daqueles que ocupam cargos de liderança é o mesmo: orientar, organizar, guiar, motivar e desenvolver aqueles que estão na mesma equipe. Tudo isso tem como objetivo principal a realização de atividades que ajudarão a empresa e seus funcionários a crescer.
Assim, as lideranças são muito importantes para manter a unidade e a organização das atividades de equipes que trabalham presencialmente ou à distância.
A liderança remota nada mais é do que um tipo de gestão de pessoas adaptada ao modelo de trabalho remoto. Ou seja, é a coordenação e motivação de equipes que trabalham sem um contato presencial.
Como você já sabe, antes do período de pandemia, a maioria das empresas funcionavam em regimes de trabalho presenciais, mas a chegada da Covid-19 provocou grandes alterações no mercado de trabalho como um todo, inclusive nos regimes de trabalho.
Com tantas empresas optando pelo trabalho remoto como uma forma de manter as atividades e evitar riscos à saúde dos trabalhadores, o trabalho remoto ganhou popularidade em vários setores do mercado.
Assim, muitas empresas passaram a entender que o trabalho à distância poderia trazer vantagens tanto para as equipes quanto para seus líderes e, por isso, muitas optaram por manter as possibilidades de trabalho remoto ou híbrido para seus colaboradores.
A liderança remota entra como uma nova forma de gerenciar pessoas que fazem parte da empresa e esse tipo de gestão exige grande flexibilidade e organização de todas as partes envolvidas. E é importante reforçar: o papel das lideranças remotas continua sendo orientar e desenvolver os trabalhadores da melhor forma possível e assegurar condições dignas de trabalho para todos.
Como em qualquer situação de grandes mudanças, a liderança remota também enfrenta alguns desafios. O primeiro passo para enfrentá-los, contudo, é identificar quais são as principais dificuldades e os problemas centrais que podem surgir durante a gestão remota de pessoas.
A seguir, vamos te mostrar alguns desafios que podem surgir nas empresas que estão desenvolvendo suas estratégias de liderança remota:
É claro que, embora a liderança remota tenha seus desafios, há muitas maneiras de contornar as dificuldades que podem surgir neste modelo de trabalho. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como implementar uma boa liderança remota e te mostrar as principais vantagens desse tipo de liderança nas organizações.
Muitos problemas que costumam surgir em situações de trabalho remoto têm relação direta com dificuldades de comunicação entre os trabalhadores.
Por isso, é imprescindível que as lideranças estabeleçam rotinas de comunicação que funcionem para toda a equipe. Podem ser criadas reuniões semanais, fluxos de e-mail, grupos de discussão online através de plataformas de videoconferência, e muitas outras estratégias que ajudam a fazer da comunicação entre equipes um hábito.
Esse tipo de estratégia focada na comunicação entre equipes e lideranças é uma ótima maneira de acompanhar as atividades que estão sendo realizadas e orientar os colaboradores em direção ao cumprimento de suas metas individuais e coletivas.
Além disso, uma comunicação transparente e constante ajuda a aumentar o engajamento das equipes e a proximidade dos funcionários com a empresa.
O trabalho remoto só é possível hoje em dia graças às tecnologias que foram desenvolvidas nas últimas décadas. Afinal, sem a comunicação online e as ferramentas digitais, dificilmente teríamos uma quantidade tão grande de pessoas trabalhando remotamente.
A tecnologia já é uma grande aliada para situações corriqueiras do dia a dia e isso não é diferente quando pensamos em situações de trabalho e liderança remota.
Quando a empresa opta pode manter o trabalho remoto, é importante assegurar que todos os funcionários e todos os processos estejam adaptados ao ambiente digital. Assim, é preciso verificar quais ferramentas de software e dispositivos serão necessários para que o trabalho seja feito de forma correta, fluida e segura.
É preciso que os funcionários estejam equipados com computadores adequados, boa internet, câmeras e microfones para reuniões remotas e outras ferramentas digitais que facilitem o dia a dia de trabalho.
Também é importante que a sua empresa esteja preparada para gerenciar processos de RH de maneira remota, como o controle de ponto dos funcionários, admissão de colaboradores, pagamento de salários, horas extras e outros adicionais cabíveis às situações de trabalho.
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Muitos trabalhadores que ingressam no modelo de trabalho remoto podem enfrentar dificuldades envolvendo uso de novas tecnologias e condução de processos à distância. É papel das lideranças ajudar na adaptação a este novo regime e facilitar a transição de processos do ambiente presencial para o digital.
Assim, parte das atividades da liderança remota é oferecer treinamentos e capacitações que ajudam os funcionários a se acostumar com as novas tecnologias empregadas em regimes de trabalho remotos. Isso pode acontecer através de treinamentos online, via videoconferência, cursos em vídeo, etc.
Uma forma de incentivar a comunicação entre as equipes, acompanhar o desenvolvimento de tarefas e incentivar a produtividade dos colaboradores é apostar numa cultura ativa de feedbacks.
A troca de impressões e avaliações sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos, as entregas que são feitas e o desempenho geral dos funcionários é uma forma muito rica de estimular as equipes ao aperfeiçoamento de competências e práticas de trabalho.
Apostar em uma cultura de feedbacks, mesmo em situações de trabalho remoto, é uma ótima maneira de gerenciar o dia a dia de trabalho e estabelecer as melhores práticas para as atividades remotas.
Quando processos de liderança remota são feitos de maneira adequada, tanto a empresa quanto os colaboradores podem se beneficiar muito das vantagens obtidas. Entre elas, podemos citar:
As lideranças remotas têm tanta importância quanto qualquer outro tipo de liderança nas empresas e, dependendo do contexto, são até mais desafiadoras do que lideranças presenciais.
Por isso, é importante que os empregadores e o departamento de RH como um todo tenham conhecimento e saibam aplicar as melhores práticas de liderança à distância como forma de assegurar o bom andamento das atividades da empresa. A escuta ativa, empatia, organização e o trabalho em equipe são pilares fundamentais para que a liderança remota tenha sucesso.
E aí? Sua empresa está preparada para essa nova realidade?
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