Controle de Ponto

Solicitação de Foto de Registro de Ponto

O sistema da mywork solicita a captura de uma foto no registro de ponto dos funcionários para garantir a segurança da marcação. Entenda mais!


O sistema da mywork solicita a captura de uma foto no registro de ponto dos funcionários para garantir a segurança da marcação. Entenda mais e solucione problemas com a funcionalidade aqui!

Você certamente já se deparou com sistemas que solicitam a captura de uma foto do usuário para confirmação de dados: pode ser um aplicativo de banco, de carteira de motorista digital e até mesmo o sistema de controle de ponto online da mywork!

De forma geral, configurar a solicitação de foto no registro de ponto é muito simples e prático, basta você seguir alguns passos para habilitar essa funcionalidade no aplicativo da mywork.

Neste breve guia, vamos te mostrar um passo a passo de como fazer isso e, no final do artigo, vamos te ajudar a solucionar problemas relacionados à esta ferramenta.

Vem com a gente!

Por que o aplicativo solicita a captura de foto no registro de ponto?

Como mencionamos anteriormente, não apenas o registro de ponto da mywork, mas uma série de outros sistemas solicita que o usuário tire uma foto para poder utilizar as funcionalidades adequadamente.

O que esses sistemas têm em comum? Todos envolvem dados sensíveis dos usuários e precisam garantir que as informações ali inseridas estão sendo geradas e administradas pelas pessoas certas.

No caso do controle de ponto da mywork, o aplicativo dos funcionários, também chamado de aplicativo individual, solicita que o funcionário bata uma foto assim que realiza o registro de ponto para:

  • Assegurar que é o trabalhador que está registrando o ponto;
  • Permitir que o gestor veja se o funcionário está no local correto para o registro de ponto e se está de acordo com as regras da empresa (usando uniforme, por exemplo);
  • Evitar fraudes e desconformidades na marcação de ponto num geral;
  • Tornar o processo de registro de ponto mais seguro para todos.

Onde as fotos ficam armazenadas?

Assim que o funcionário bate o ponto, o aplicativo automaticamente solicita a captura da foto. Uma vez que a fotografia é feita, o sistema a armazena em seu banco de dados em nuvem apenas para controle dos pontos já registrados.

Apenas os gestores da empresa e a equipe da mywork podem, eventualmente, acessar as fotos capturadas, mas nenhuma delas pode ser divulgada a terceiros.

Se você é um gestor e deseja acessar as fotos registradas pelos funcionários, siga estes passos:

  • Acesse sua conta de gestor em app.mywork.com.br;
  • Clique na aba de “Segurança” na coluna esquerda;
  • Acesse o item “Foto”;
  • Filtre o período que deseja consultar. Você pode verificar as fotos de todos os colaboradores em datas específicas.

IMPORTANTE: Caso um colaborador não tenha habilitado a permissão para a foto no registro de ponto ou o celular/tablet não tenha câmera, a mensagem “dispositivo sem câmera” será exibida. 

Como habilitar a foto no app de ponto?

Para permitir que o app de controle de ponto da mywork faça o registro das fotos, siga estes passos:

  • Após baixar o aplicativo no celular ou tablet, o funcionário deve acessar a conta de usuário com seu login e senha;
  • O aplicativo automaticamente solicitará as permissões para usar a câmera e a localização do dispositivo. O funcionário deve aceitar as duas solicitações;
  • Caso o funcionário não autorize o acesso da câmera, o aplicativo fará uma nova solicitação quando houver uma tentativa de bater o ponto. O funcionário deve aceitar a nova solicitação. 
  • Pronto! Uma vez que a câmera foi habilitada para o app, basta tirar a foto no registro de ponto para confirmá-lo.

Como solucionar problemas com a foto no registro de ponto?

Se você está tendo problemas com o registro de fotos ou com a visualização das fotografias capturadas, confira as situações e dicas a seguir.

O aplicativo não solicitou o acesso à câmera em nenhum momento:

Se isso acontecer, é possível configurar as permissões de câmera no próprio celular ou tablet. Em sistemas iOS:

  • Abra o app Ajustes;
  • Toque no app da Mywork;
  • Toque no símbolo de ativação para habilitar a câmera para o app. 

Agora, para habilitar a foto no registro de ponto em sistemas Android, o caminho é:

  • Abra o app Configurações;
  • Toque em Apps e Notificações;
  • Toque no app que você deseja mudar, no caso, Mywork. Se o app não estiver disponível, toque em Ver Todos os Apps ou Informações do App;
  • Toque em Permissões (se você autorizou ou negou qualquer permissão de app, você as encontrará aqui);
  • Para mudar a configuração de permissão da câmera, toque nela e selecione Permitir.

Após seguir estes passos, o aplicativo já deverá estar habilitado para a captura da foto no registro de ponto! screencapture-mywork-br-seja-um-representante-2024-02-02-15_45_33-1

O funcionário não consegue bater o ponto, pois a foto não está habilitada:

Caso isso aconteça, o funcionário deve seguir o mesmo procedimento do item anterior para permitir que o app tenha acesso à câmera. Confira se é este o caso e oriente-o.

A foto fica carregando por muito tempo e o ponto não é registrado:

Se isso acontecer, o ideal é que o gestor entre em contato com nossa equipe de suporte, pois pode se tratar de um bug no aplicativo. Resolveremos o problema rapidamente para que o colaborador possa marcar o ponto sem problemas.

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