O desafio de todo empreendedor, comerciante ou gestor comercial, é achar a maneira mais eficiente de gerenciar sua equipe de vendas para que os seus resultados sejam os melhores. Todos sabem que uma boa equipe de vendas impacta positivamente nos processos e resultados do seu negócio. Mas você sabe exatamente o que caracteriza uma boa equipe de vendas? Quais são os atributos que a sua em especial deve ter? Será que seus profissionais estão capacitados a atingir as metas? E a arriscar além das metas estabelecidas?
Profissionais de vendas geralmente são contratados pela alta capacidade que têm de atender as necessidades dos clientes. Determinação, pró atividade e um bom diálogo, são algumas das características de uma equipe de vendas competente. A praticidade e a boa desenvoltura ao se comunicar também fazem total a diferença nesse processo.
No entanto, muitas coisas podem mudar em um processo de vendas, desde a forma como um cliente espera ser atendido, até pedidos desconhecidos ou inviáveis mesmo. São estes momentos que vão demandar um maior jogo de cintura do vendedor. E são nesses casos especiais que a equipe de vendas deverá desenvolver além do básico que aprendeu e desenrolar suas habilidades de vendedor.
Estabelecer e estruturar os processos de venda é fundamental para se ter uma boa produtividade em seu negócio, afinal, primeiro é necessário arquitetar os ideais da empresa, para depois, contratar e guiar sua equipe de vendas corretamente. É essencial para uma empresa ter bem definido quais são as suas prioridades e técnicas de venda, porque assim, os colaboradores tendem a não perder tempo com questões já previamente estabelecidas e isso facilita a gestão de pessoas.
A diversidade dos colaboradores também exige do gestor uma nova percepção sobre o ambiente de trabalho. O choque de cultura, objetivos, e maneira de enxergar o dia a dia no trabalho, são coisas que coexistem cada vez mais. E se não forem do total conhecimento do gestor, ao invés de acrescentarem coisas positivas a empresa, poderão trazer muitas complicações. E você sabe como fazer isso? Vamos tentar te explicar da maneira mais fácil!
A maneira como a empresa se organiza perante os funcionários também faz total a diferença quando se trata da boa gestão de uma equipe de vendas. Nenhum funcionário gosta de ser tratado de maneira indiferente ou desordenada. Do mesmo jeito que nenhum empreendedor deseja que seus colaboradores não vistam a camisa da empresa.
Salário em dia, férias pagas, controle do banco de horas conforme a legislação, custos reais de um funcionário, como pagar seu colaborador de acordo com o que ele trabalhou, e diversas outras questões obrigatórias de se entender para contratar colaboradores em sua empresa ou negócio.
A remuneração que um funcionário convencional ganha é chamada de fixa, e diz respeito ao salário acrescido dos benefícios sociais. Já a remuneração por performance, típica em profissões como a de vendas, tem uma parte da compensação atrelada ao seu desempenho. Esse benefício varia conforme a performance de cada colaborador ou da própria equipe de vendas, deve estar ligado com as metas estipuladas, e é obrigatoriamente medido durante um certo período de tempo.
Uma sólida política de remuneração variável oferece muitas vantagens o empreendedor, porque além de estimular o incentivo individual e coletivo por melhores resultados, reduz os custos e reforça os valores pensados para sua empresa. Mas você deve lembrar que para um funcionário ter o desempenho desejado e conquistar seu bônus por performance, as questões obrigatórias que a gente citou ali em cima devem estar todas em dia.
Todas as empresas de hoje devem se organizar no que diz respeito às leis trabalhistas e tudo que as envolve. Porque um erro no tratamento de um funcionário, seja ele da equipe de vendas ou da área de limpeza de seu negócio, problemas mais sérios podem vir a acontecer.
E a sorte é que todo esse tipo de burocracia antes disponível só no papel ou em versões mais ultrapassadas, acompanharam as mudanças da era digital e hoje estão disponíveis em outras versões mais fáceis e acessíveis.
Se você conhece melhor seus recursos, sejam eles humanos ou não, a sua empresa terá um resultado muito mais otimizado, com seus custos reduzidos, preços mais atraentes, além de uma série de benefícios que você vai entender melhor agora.
Uma gestão eficiente da equipe de vendas depende não apenas dos funcionários. Sua empresa também deve saber aproveitar os recursos que tem, sejam eles materiais ou não.
Sua empresa sabe usufruir ao máximo do lugar onde está localizada? O produto que vende está de fato sendo apresentado da maneira mais eficaz? O tipo de propaganda que você está desenvolvendo é compatível com seu público-alvo? São perguntas essenciais e que devem ser respondidas antes mesmo da contratação de uma equipe de vendas.
E após a resolução de tais perguntas, vem a contratação dos funcionários. Você sabe motivar sua equipe e não apenas cobrá-la? Muitas vezes os funcionários têm qualidades que não são facilmente perceptíveis, mas que podem fazer a maior diferença no rendimento das vendas. E isso, por exemplo, torna extremamente necessário o conhecimento do empregador sobre sua equipe. Além disso, o aproveitamento do tempo de cada um pode ser muito melhor quando se entende de fato suas respectivas habilidades.
25 anos atrás, a tecnologia da equipe de vendas era uma agenda, um beep, um cartão de visitas, ou seu telefone fixo. Entretanto, uma empresa que quer crescer e ter uma equipe de vendas exemplo de mercado, deve se situar na nova era tecnológica que estamos vivendo.
Porque só assim, vai melhorar sua produtividade. Não dá para não conhecer o mercado em que você está inserido, então adote ferramentas que trarão mais inteligência, facilidade, organização e controle das competências oferecidas pelo seu negócio. Esses sistemas automatizam processos manuais que são lentos e extremamente precários.
Criar uma equipe de vendas bem preparada e apta a receber novos desafios é o que toda empresa deseja. E esse artigo foi escrito exatamente para você entender mais sobre como seguir esse caminho, passo a passo, e do começo ao fim. E agora que você domina um pouco mais sobre as melhores técnicas para gerir uma equipe de vendas de sucesso, que tal aprender também como a controlar o sistema de ponto online dessa equipe?
Existe um jeito de fazer isso de uma forma muito fácil e rápida, que além disso, te deixa livre de preocupações quanto a erros e fraudes. Só clicar aqui e ler um pouco mais!