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Entendendo o Adicional de Assiduidade

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 22/01/2021 13:00

Você sabe como funciona o adicional de assiduidade?

Sabemos que é um dever dos trabalhadores manterem uma postura ativa e assídua em seu dia a dia de trabalho, pois quanto maior a qualidade das entregas e o engajamento nas atividades desenvolvidas, melhores são os resultados obtidos tanto pela empresa quanto pelo próprio funcionário.

Agora, imagine o quanto esse engajamento seria potencializado se as empresas decidissem dar um incentivo a mais para aqueles colaboradores que apresentam desempenho e assiduidade acima da média?

É aí que o adicional de assiduidade entra!

Esse recurso é conhecido por muitas empresas que traçam estratégias para desenvolver equipes de alto desempenho e funciona como uma forma de incentivo ao cumprimento de horários e comprometimento com o trabalho.

O adicional também é uma ótima solução que pode ser utilizada pelas empresas para evitar problemas com atrasos e faltas dos colaboradores, o que tende a diminuir o índice de absenteísmo na organização.

Embora muitas empresas conheçam o adicional de assiduidade e utilizem essa estratégia em suas rotinas de gestão de pessoas, muitos ainda não sabem como esse adicional funciona, nem o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho a respeito da concessão desse benefício.

Por isso, a mywork preparou esse artigo para te ajudar a entender como o adicional de assiduidade funciona, quais são as previsões legais desse benefício, as mudanças sofridas pelo adicional após a Reforma Trabalhista de 2017 e como as empresas podem melhorar o controle de assiduidade de seus funcionários.

Vamos começar? 

A seguir, você vai entender melhor o que é, de fato, a assiduidade e o adicional de assiduidade, ok?

O que é o adicional de assiduidade?

No último artigo do blog da mywork, nós abordamos justamente a diferença entre assiduidade e pontualidade. Vamos relembrar a seguir:

De forma geral, a palavra assiduidade pode ser usada para descrever o indivíduo que cumpre suas obrigações e seus compromissos com afinco e esforço. Dentro do trabalho, portanto, a assiduidade indica o quanto um profissional está comprometido com suas entregas e atividades como um todo, entregando-as com pontualidade e constância.

O adicional de assiduidade é uma gratificação que a empresa oferece pelo comprometimento e pela frequência do trabalhador. 

No geral, o adicional é pago para aqueles trabalhadores que têm poucas ou nenhuma falta injustificada e baixo número de atrasos e é oferecido justamente porque tais colaboradores contribuem para manter as taxas de absenteísmo da empresa mais baixas.

Esse incentivo também costuma ser mais oferecido em setores e categorias profissionais nas quais o absenteísmo tende a ter taxas mais altas, como é o caso da construção civil e alguns setores de comércio, por exemplo.

Dessa forma, quanto mais assíduo é o funcionário, mais ele pode ser recompensado.

O que diz a CLT sobre o adicional de assiduidade?

Nas regras estabelecidas pela CLT não há nenhuma definição clara para esse tipo de gratificação assim como há para outros direitos trabalhistas, o que dá a liberdade para que os empregadores possam estipular o valor dessa remuneração.

Isso acontece porque o adicional de assiduidade é classificado como prêmio, um benefício que integra a remuneração dos colaboradores (que é formada pelos demais fatores que integram o pagamento total do trabalhador além do salário, como horas extras, adicionais noturnos, comissões, adicionais de periculosidade, gratificações, etc).

Além disso, este adicional está diretamente relacionado a fatores de ordem pessoal, como a assiduidade ou liderança, por exemplo, o que caracteriza a remuneração atrelada a uma determinada condição.

Veja o que diz o parágrafo 4° do artigo 457 da CLT:

Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.

Ou seja, o prêmio depende do próprio esforço do trabalhador para que seja conquistado e não há nenhuma regra que determine o pagamento do prêmio ou sua aquisição. A empresa pode concedê-lo de várias formas, sejam elas em dinheiro, itens como computadores, etc.

O mesmo vale para a sazonalidade com que o prêmio pode ser oferecido. Há empresas que optam pelo pagamento mensal do adicional de assiduidade, enquanto outras preferem oferecê-lo trimestralmente ou até mesmo semestralmente, para que tenham tempo de cruzar dados sobre a assiduidade de longo prazo dos trabalhadores. 

Fica a critério de cada organização estabelecer a forma mais interessante de implementar esse benefício.

O que mudou com a Reforma Trabalhista?

Como explicamos anteriormente, hoje em dia o adicional de assiduidade se enquadra como um item que integra a remuneração do colaborador da empresa.

Antes da reforma, no entanto, a lei determinava que o adicional era de natureza salarial, ou seja, deveria integrar o salário do colaborador como acontece com o FGTS, pagamento de férias, pagamento de 13° salário, entre outros. Além disso, o valor do adicional de assiduidade deveria ser considerado para o cálculo destes fatores.

Por exemplo, se o salário do trabalhador fosse de R$ 2.000,00 e ele recebesse um adicional de assiduidade de R$ 500,00, o valor de R$ 2.500,00 deveria ser considerado para o cálculo de férias e para o 13° salário.

Atualmente, esse cenário não acontece mais, pois o valor do adicional de assiduidade deixou de integrar as verbas salariais dos colaboradores.

Quais são as vantagens para empresa que adota o adicional de assiduidade?

A produtividade de um colaborador está diretamente relacionada com o desenvolvimento empresarial e com o sucesso e a lucratividade da empresa. Um profissional desmotivado ou pouco engajado com as atividades de sua equipe tende a não desenvolver todo o seu potencial dentro da organização e, assim, torna-se um trabalhador frustrado e infeliz.

Empresas que adotam estratégias de motivação dos colaboradores costumam apresentar resultados melhores e mais velozes do que a média do mercado e uma dessas estratégias é justamente o adicional de assiduidade.

Pode parecer que a única vantagem que a empresa terá ao oferecer esse prêmio é a apresentação do funcionário para a prestação de serviços conforme é previsto em contrato, mas o impacto positivo dessa estratégia é muito maior do que isso.

Veja a seguir algumas das principais vantagens que o adicional de assiduidade pode trazer para o seu negócio:

  • Redução de dificuldades financeiras:

Vamos tomar como exemplo uma empresa que realiza entregas para seus clientes. Esse tipo de serviço deve contar com uma logística bem estruturada, afinal, é necessário que as encomendas sejam entregues dentro do prazo combinado e com o cuidado exigido pelos clientes.

Imagine também que, em uma determinada empresa desse mercado, as ausências dos colaboradores são frequentes. Em muitos casos de negócios que atuam nesse mercado, há o estabelecimento de contratos que preveem multas em casos de atrasos nas entregas e a ausência de colaboradores na empresa que realiza esse serviço pode resultar em muitos prejuízos para a organização.

O adicional de assiduidade é uma forma de motivar os colaboradores a não faltarem sem justificativa e sua oferta dentro da empresa costuma aumentar o engajamento, diminuir o absenteísmo e, em casos semelhantes ao do exemplo dado, diminuir os problemas financeiros do negócio.

  • Melhoria da imagem da empresa

Quando uma organização tem um alto índice de absenteísmo e muitos funcionários que atrasam, a imagem que é transmitida tanto para os clientes quanto para o resto do mercado é a de desorganização interna e falta de comprometimento com o próprio trabalho.

Esse prejuízo na imagem da organização pode ser percebida através das entregas realizadas pelos funcionários, por ligações feitas à sede da empresa, por ações de vendas descoordenadas, e assim por diante.

Quando os funcionários são motivados e engajados com suas atividades dentro da organização, a tendência é que justamente o contrário desse cenário aconteça. Ou seja, quando os colaboradores são assíduos e estimulados a tal, a empresa tende a passar mais confiança e credibilidade para os diversos players do mercado, tornando-se não apenas mais rentável, mas também mais atrativa para novos talentos.

  • Melhora no clima organizacional

Não é segredo que funcionários motivados e engajados tendem a melhorar o clima organizacional. Quando todas as equipes são estimuladas através de desafios e benefícios atrelados ao desempenho, há o fortalecimento da cultura interna e a melhoria dos negócios.

Como controlar a assiduidade dos funcionários?

A melhor estratégia para controlar a assiduidade dos funcionários de uma empresa e acompanhar suas rotinas de trabalho é apostar em um bom sistema de controle de ponto, pois esse tipo de solução permite que o RH tenha acesso a todas as informações sobre a jornada de trabalho, horários de entrada e saída dos funcionários, intervalos intrajornada e horas extras dos colaboradores.

O registro adequado e seguro desses dados auxilia os gestores a analisar as taxas de assiduidade e pontualidade dos funcionários de forma clara e objetiva, além de permitir que tais informações sejam cruzadas com o índice de absenteísmo para que estratégias de engajamento possam ser desenvolvidas.

A mywork tem um sistema de controle de ponto online que permite que os funcionários façam a marcação de ponto através de um aplicativo especializado, no próprio celular, e garante que os gestores terão acesso a todos os dados ligados à rotina de trabalho dos colaboradores, como horas extras, atrasos, ausências  e muito mais.

Você pode testar o sistema de controle de ponto online da mywork gratuitamente durante 7 dias clicando aqui. Vamos te ajudar a ter informações precisas e objetivas sobre a assiduidade dos colaboradores para te ajudar a estabelecer sua estratégia de de adicional de assiduidade.