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Dress Code: saiba como definir na sua organização

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 07/12/2022 18:37

Se você já foi convidado para eventos como casamentos, bailes de formatura, cerimônias e premiações, certamente já deve ter ouvido falar em dress code, certo?

O dress code, que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “código de vestimenta”, é uma forma de padronizar a forma como as pessoas se vestem em determinadas ocasiões. 

Contudo, apesar de ser uma ferramenta que ajuda a nivelar os tipos de vestimenta das pessoas em cada contexto, poucas pessoas sabem o que, de fato, significa o dress code e como ele pode ser usado de maneira vantajosa.

Ao longo deste artigo, a mywork vai te mostrar como o dress code já está profundamente inserido no nosso dia a dia, inclusive no ambiente de trabalho, e como ele pode nos ajudar a ganhar mais autoconfiança e segurança.

Continue com a leitura!

O que é o dress code?

Muitas pessoas associam o dress code com usar trajes muito formais, como smokings e vestidos longos. Mas um código de vestimenta é muito mais do que isso! Ele serve para que as pessoas possam adaptar seu estilo pessoal dentro dos padrões apropriados para eventos sociais e até mesmo para o dia a dia de trabalho.

É claro, o contexto histórico do dress code tinha um objetivo bem diferente deste que acabamos de explicar: ele foi criado há muitos séculos atrás como uma forma de distinguir, através das roupas, os nobres e os plebeus em eventos da realeza.

Hoje em dia, o código de vestimenta é aplicado para evitar que as pessoas sintam-se desconfortáveis em determinadas situações e até mesmo para evitar momentos constrangedores relacionados à roupas.

De forma geral, o dress code evita que as pessoas sintam-se deslocadas ou excluídas de um ambiente por não estarem trajadas de forma semelhante aos demais.

Assim, podemos dizer que o dress code é uma indicação da melhor forma de se vestir para cada ocasião.

Para que serve o dress code?

Como explicamos anteriormente, o dress code serve principalmente para padronizar e harmonizar as roupas das pessoas em cada situação, de forma que as vestimentas sirvam ao mesmo propósito. Em um casamento, por exemplo, é comum que os noivos determinem o estilo e as cores que os padrinhos deverão usar para a cerimônia e tais tons costumam seguir o mesmo dress code. 

Pode ser que a noiva determine que todas as madrinhas usem vestidos longos em tecido azul-marinho, por exemplo, ou que todas sigam uma paleta de cores em tons pastéis.

Isso tudo faz com que as madrinhas mantenham uma harmonia de cores na cerimônia e se destaquem dos demais convidados como amigos próximos dos noivos.

Da mesma forma, uma empresa pode determinar que seus funcionários devem seguir um código de vestimenta em que os homens devem usar paletó e gravata todos os dias, enquanto as mulheres devem vestir conjuntos de blazer e saia ou calças de alfaiataria.

Essas e outras situações seguem a mesma lógica: padronizar as vestimentas de todos para que ninguém se sinta deslocado. 

Como o dress code funciona nas empresas?

Antigamente, muitas empresas determinavam um código de vestimenta mais rígido, no qual homens e mulheres precisavam comparecer ao trabalho trajando roupas sociais, como terno completo e sapato social. 

Isso ainda é bastante comum em empresas mais formais, como bancos e outras instituições financeiras, órgãos públicos e multinacionais, pois tal dress code é focado em uniformizar a identidade da corporação através, também, dos funcionários.

Ao mesmo tempo, ambientes de trabalho mais informais, como pequenas empresas e startups, costumam ter um dress code mais flexível ou até mesmo não determinar um dress code para os funcionários.

É importante que as empresas e os funcionários tenham em mente que as roupas são, sim, uma forma de auto expressão e de comunicação.

No entanto, apesar da flexibilidade que os códigos de vestimenta vêm apresentando nos últimos anos, é importante que o bom senso sempre prevaleça.

O ideal é perguntar a si mesmo: esta roupa está adequada para um dia de trabalho?

Dress code no home office

Em 2020, quando a pandemia de coronavírus começou, muitas empresas adotaram o trabalho remoto para seus funcionários. Até hoje, muitas organizações decidiram manter o home office, também chamado de trabalho híbrido, como o principal modelo de trabalho.

E é claro que o dress code é um ponto a ser discutido quando falamos em home office. Afinal, se estamos trabalhando dentro de casa, devemos seguir o código de vestimenta da empresa?

A resposta não é tão simples, mas, novamente, o que deve prevalecer é o bom senso.

Se a empresa tinha um código de vestimenta mais formal no trabalho presencial, o ideal é que as pessoas tentem manter pelo menos algumas das diretrizes do dress code no trabalho remoto.

Não necessariamente os funcionários terão que usar terno completo ou meia calça e salto dentro de casa para trabalhar, mas o ideal é que alguns pontos, como uma camisa confortável, sejam mantidos, especialmente se os funcionários fazem muitas reuniões com câmera ligada ao longo do dia.

De toda forma, o ideal é que os funcionários e a empresa tenham muita clareza a respeito das diretrizes de vestimenta, independentemente do regime de trabalho.

Se você quiser entender mais sobre como o dress code e outras regras influenciaram a vida dos trabalhadores na volta ao trabalho presencial, confira este artigo em nosso blog!

Como definir o melhor código de vestimenta na organização?

Um dress code empresarial depende de vários fatores, como:

  • Objetivo do dress code;
  • Objetivos da empresa;
  • A imagem da organização;
  • O impacto na cultura organizacional;
  • Se a empresa exige o uso de uniformes;
  • Porte da empresa;
  • Modelo de trabalho (presencial, híbrido ou remoto);
  • Entre outros.

Estes são os principais aspectos que devem ser considerados na hora de definir se a empresa precisa ou não do código de vestimenta. É importante pensar: um dress code vai impactar na aquisição de novos clientes? Os funcionários vão ficar satisfeitos se tiverem que segui-lo?

Ao considerar estes fatores, a empresa poderá entender melhor se estabelecer um código é uma necessidade que vai impactar positivamente nos negócios. 

De toda forma, ao estabelecer um código de vestimenta, é importante entender as limitações dos colaboradores e trabalhar em conjunto com as equipes para que a forma como cada um se veste não tire o foco principal das atividades, afinal, isso contribui para o employer branding da organização.

O papel do RH nessa situação é encontrar um dress code que transmita o DNA da empresa sem obrigar que os funcionários percam o direito à autoexpressão através das vestimentas.

É importante sempre pensar no conforto e na melhor maneira de entregar resultados positivos.