Blog | mywork - Tudo para sua gestão de funcionários

Controle de ponto portátil: é vantajoso?

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 23/02/2022 19:36

O controle de ponto portátil é uma realidade já presente no dia a dia de gestão de milhares de empresas em todo o mundo. Muitas organizações brasileiras já fazem uso deste tipo de ferramenta para assegurar o acompanhamento adequado das jornadas de trabalho de seus colaboradores.

Mas muitos gestores de RH ainda se perguntam se esse tipo de solução é realmente mais vantajosa para a empresa do que as soluções tradicionais (como o controle de ponto por biometria, por exemplo). Especialmente em pequenas e micro empresas é comum que exista certa insegurança a respeito do uso de novas tecnologias de gestão.

Ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender o que torna o controle de ponto portátil mais vantajoso para sua empresa e como essa ferramenta pode te ajudar a otimizar suas rotinas de gestão de pessoas.

Vamos lá?

O que é o controle de ponto portátil?

O termo “portabilidade” se refere à capacidade de mover algo, de sair do lugar, de transportar alguma coisa.

Quando pensamos em um controle de ponto portátil, estamos pensando exatamente nisso: um controle de ponto que pode ser levado para qualquer lugar.

Mas como assim? Ora, o controle de ponto portátil é aquele que funciona em qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a internet para que os dados sejam devidamente processados e armazenados.

Ao mesmo tempo em que os funcionários podem fazer o registro de ponto, de intervalos e saídas de qualquer lugar com essa solução, as informações registradas no controle de ponto móvel podem ser acessadas pelos gestores de RH de qualquer computador.

O que diz a legislação sobre o controle de ponto portátil?

A legislação brasileira já tem regras que organizam o uso do controle de ponto portátil. Antes, as portarias 373 e 1510 eram as principais referências para os chamados “controles de ponto alternativos”, incluindo o ponto online portátil. 

Recentemente, ambas portarias foram unificadas em uma única lei de forma a tornar seu entendimento mais fácil. Agora, é a portaria 671 que organiza as regras para o controle de ponto portátil.

De toda forma, as ferramentas de controle de ponto online e portátil são regulamentadas pela lei trabalhista e têm todo o respaldo legal para as empresas que desejam implementá-las. 

Quais as vantagens do controle de ponto portátil?

Como dissemos no início do artigo, muitas empresas têm dúvidas quanto ao controle de ponto portátil, pois não sabem ao certo se essa solução é mais vantajosa para os negócios.

Nós vamos te mostrar o porquê do controle de ponto digital e portátil é o mais vantajoso para empresas que querem praticidade, segurança e economia.

É possível marcar o ponto em qualquer lugar

Soluções de controle de ponto online são muito práticas, pois permitem que os usuários batam ponto em qualquer lugar através de aplicativos que podem ser instalados em celular, tablet ou computador. O dispositivo pode ser móvel ou fixo, tudo depende do que a empresa prefere que seu funcionário utilize.

A vantagem é que os controles de ponto online (que também são portáteis) podem ser usados por todos os funcionários, independentemente da modalidade de trabalho.

Assim, funcionários que realizam home office podem bater seus pontos em casa, os funcionários que atuam no escritório podem marcar o horário de entrada, intervalo e saída no computador, os funcionários que trabalham externamente (em obras, por exemplo), podem registrar seus horários no celular ou tablets disponibilizados pela empresa… As possibilidades são infinitas!

Evita fraudes na marcação de ponto

O controle de ponto online e portátil evita problemas de fraude na jornada de trabalho. É comum que soluções de controle de ponto portátil tenham ferramentas para assegurar que o funcionário está registrando seus pontos corretamente, como a exigência de fotos ou senhas para processamento do ponto e captura da localização em tempo real do funcionário.

Esse tipo de medida assegura que não há outras pessoas registrando o ponto no lugar do funcionário e que o colaborador está no local adequado de trabalho. Esta última função é importante especialmente para empresas que precisam lidar com equipes externas.

Baixo custo de implementação

Controles de ponto portáteis são muito acessíveis para a maioria esmagadora das empresas. Por se tratar de um sistema que é instalado no dispositivo do funcionário, a empresa contratante não tem nenhum gasto com aquisição de equipamentos (como acontece com o relógio de ponto biométrico, por exemplo, que exige a compra do maquinário).

Além disso, a empresa economiza com manutenção de aparelhos antigos, com reposição de bobinas de papel para impressão de comprovantes de ponto e com energia elétrica.

A mywork oferece um sistema de controle de ponto remoto online que permite uma gestão mais prática do cotidiano do Departamento Pessoal e facilita outros processos, como pagamento de horas extras, férias, banco de horas, etc. Para testar o sistema da mywork, basta clicar aqui.

Acesse nossos artigos e veja tudo o que você precisa saber sobre controle de ponto.