A maioria os gestores responsáveis por realizar o controle de frequência dos funcionários, em algum momento, tiveram dificuldades em desenvolver um processo ágil, eficiente e seguro para garantir um acompanhamento correto das horas trabalhadas pelos colaboradores.
O controle de frequência dos colaboradores de uma empresa é extremamente importante para uma gestão de pessoas que respeite as rotinas da organização e as leis trabalhistas.
Além disso, o acompanhamento da carga horária, dos intervalos intrajornada e interjornada, de atrasos e horas extras do quadro de funcionários da empresa são processos contínuos que devem ser constantemente atualizados e otimizados.
O controle de frequência dos funcionários também garante que as informações necessárias para o fechamento da folha de pagamento sejam coletadas de maneira correta e que as relações de trabalho sejam tratadas com transparência e organização.
No entanto, precisamos entender que o “controle” feito sobre a frequência e as jornadas de trabalho dos funcionários da empresa não se trata de uma estratégia de monitoramento ou cerceamento dos colaboradores.
Pelo contrário! Realizar o controle de frequência dos funcionários é uma ferramenta muito valiosa para a avaliação de processos internos, do clima organizacional, da saúde dos colaboradores e da eficiência da gestão de pessoas. Todos esses são indicativos importantes para o sucesso dos negócios.
Há uma série de maneiras de realizar o controle de frequência dos funcionários de uma organização: há o controle manual, feito em cadernos e cartões de ponto, o controle por planilhas de excel e o controle de ponto online, por exemplo.
Sabe-se que o desenvolvimento de novas tecnologias para te ajudar a entender tudo sobre controle de ponto facilitou a gestão de horários de trabalho, intervalos para almoço, etc. Porém, independente disso, cada uma das opções apresentam uma série de particularidades que devem ser consideradas no momento de escolher a melhor solução para o negócio.
Sabemos dos desafios que podem surgir quando o departamento de Recursos Humanos busca soluções para realizar o controle de frequência dos colaboradores.
Pensando nisso, a mywork elaborou este artigo com as principais informações e dicas para as empresas que desejam implementar o controle de frequência dos funcionários em seus processos internos.
Ficou interessado (a) no assunto? Então aproveite esse tempo para continuar com a leitura abaixo e entender mais sobre a importância do controle de frequência dos funcionários de sua empresa e sobre as melhores soluções para essa forma de gestão!
O controle de frequência dos funcionários é o processo que permite a captação, a análise e o acompanhamento das horas trabalhadas diariamente por um colaborador da empresa. Em outras palavras, é o processo que avalia o cumprimento das horas de trabalho diário de um profissional para que o cálculo de sua remuneração seja possível.
De forma geral, o controle de frequência dos funcionários funciona da seguinte forma: há a captação dos horários de entrada e de saída dos colaboradores, que são registrados através de alguma ferramenta (manual ou eletrônica), bem como de seus intervalos intrajornada, horas extras, adicionais noturnos, etc.
Tudo que é referente ao horário de trabalho do colaborador é avaliado no controle de frequência. As informações coletadas neste processo são utilizadas, em seguida, para o cálculo do valor da remuneração dos profissionais, que é imputado na folha de pagamento.
Dessa forma, o controle de frequência dos funcionários é um processo fundamental para o gerenciamento tanto das jornadas de trabalho dos colaboradores quanto para o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da empresa quanto para o fechamento da folha de pagamento.
Administrar os horários de entrada e saída dos funcionários também permite que o departamento responsável pela gestão de pessoas identifique os colaboradores que mais se atrasam, que mais devem horas de trabalho ou que mais fazem horas extras, quem são os funcionários que apresentam o maior número de faltas, etc.
Tudo isso contribui para que ações mais específicas e mais assertivas sejam desenvolvidas para melhorar a saúde interna da empresa.
Além dos pontos apresentados anteriormente, o controle de frequência dos funcionários também é importante do ponto de vista legal. Isso porque o artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho determina que as organizações que têm mais de 20 profissionais em seu quadro de colaboradores devem obrigatoriamente realizar o controle de frequência dos funcionários em questão.
Este controle pode ser feito através de ferramentas manuais, mecânicas ou eletrônicas, desde que seja feita de maneira correta.
Adotar uma forma de controle de ponto para realizar o controle de frequência dos funcionários é uma forma de garantir que a empresa está agindo de acordo com as leis do trabalho e que os colaboradores estão cumprindo as jornadas de trabalho adequadamente, o que protege a organização de eventuais processos trabalhistas.
Como mencionamos anteriormente, há uma série de formas de realizar o controle de frequência dos colaboradores através das diversas alternativas de controle de ponto disponíveis no mercado. Cabe aos gestores responsáveis selecionar a o método que se adequa melhor às necessidades da empresa e de seus colaboradores.
Nesta seção, vamos falar um pouco mais sobre cada um desses métodos.
Você deve ter percebido que existem diversas formas de realizar o controle de frequência dos colaboradores e cada uma delas tem suas particularidades. Poucos métodos, no entanto, são realmente eficientes e adequados para as necessidades das empresas.
Dessa forma, o primeiro passo para escolher a melhor solução para sua organização é ter um mapeamento claro das necessidades internas para sua gestão e priorizar o método que mais facilita as rotinas internas.
Após a escolha do método é essencial que os colaboradores sejam devidamente orientados sobre como funciona o controle de frequência escolhido. Uma boa aposta é investir em treinamentos sobre a nova ferramenta.
Além disso, é essencial que os gestores responsáveis orientem as equipes a respeito da importância do registro correto das horas trabalhadas. Não como uma forma de monitoramento, mas para garantir a transparência nas relações de trabalho e garantir a segurança de todos.
Ademais, é importante que os responsáveis pelo departamento de recursos humanos estejam sempre atentos a comportamentos incomuns dos colaboradores. Muitas faltas ou horas extras podem indicar que há algo errado com os funcionários e o controle de frequência é uma ferramenta valiosa para a identificação de tais “anomalias” na empresa.
Utilizar as informações fornecidas pelos sistemas de controle de frequência é fundamental para uma boa gestão de pessoas
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Nosso sistema de controle de ponto online garante não só uma fluidez maior nos processos internos de gestão de pessoas, mas também facilita o acompanhamento de banco de horas, faltas, horas extras, abonos e fechamento da folha de pagamento.
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