Quantas vezes nos deparamos com problemas em nosso trabalho ou na vida pessoal que poderiam ter sido evitados caso as coisas tivessem sido comunicadas com mais clareza? Muitas, não é mesmo?
Em muitas empresas, esse tipo de situação é mais comum do que se imagina, o que indica o grave problema de comunicação interna.
A comunicação interna é um dos pilares mais importantes de qualquer cultura organizacional, pois reflete diretamente na forma como as relações interpessoais são firmadas entre os colaboradores e em como todos enxergam a empresa.
Além disso, a comunicação interna é uma das formas mais eficazes de garantir que o fluxo de informações e de tarefas flua de forma tranquila e transparente entre todos os funcionários, garantindo, assim, o desenvolvimento da empresa.
Se você quer entender mais sobre como uma comunicação interna assertiva pode impactar positivamente os resultados da sua empresa, veio ao lugar certo!
Ao longo deste artigo, vamos te apresentar os principais conceitos de comunicação interna e te ajudar a identificar as melhores estratégias e ferramentas para esse processo.
Continue com a leitura e conte pra gente o que achou!
A comunicação interna é um processo de comunicação feito dentro de um ambiente e para as pessoas que fazem parte dele. Em outras palavras, é todo tipo de comunicação realizada com foco nas pessoas que estão sempre em determinado local, como, por exemplo, uma empresa.
A comunicação interna nas empresas, especificamente, tem como um de seus objetivos centrais tornar comuns todas as mensagens direcionadas aos funcionários, na intenção de motivá-los e difundir os ideais da empresa.
Trata-se, portanto, do compartilhamento de informações relevantes dentro do ambiente corporativo.
Vamos falar mais sobre este conceito e seus objetivos a seguir.
Como mencionamos acima, um dos objetivos da comunicação interna é fazer com que todas as mensagens da empresa sejam entregues aos colaboradores de forma corriqueira, tornando a comunicação entre empresa e funcionários uma rotina comum.
Esse tipo de estratégia é muito utilizada para uniformizar os discursos da empresa e estimular os colaboradores a estarem sempre de acordo com a cultura organizacional, que deve ser constantemente reforçada na comunicação interna.
Se a empresa tem como um dos pilares de sua cultura a preservação de informações sensíveis, por exemplo, a comunicação interna deve, de alguma forma, reforçar a importância deste pilar cultural.
Além disso, outros objetivos relevantes da comunicação interna são:
Quando temos um primeiro contato com o conceito de comunicação interna, ela parece uma atividade corriqueira, não é mesmo? Mas agora você já sabe que a comunicação interna vai muito além de passar informações adiante ou escrever comunicados para os colaboradores.
A seguir, vamos te mostrar as principais vantagens de ter uma comunicação interna eficaz na sua empresa:
Quando os funcionários estão engajados nos objetivos da empresa, a tendência é que eles se dediquem mais para contribuir com a organização.
Isso acontece porque a comunicação interna ajuda os colaboradores a entenderem seu papel, sua importância e o impacto de seu trabalho dentro da empresa, aumentando o senso de responsabilidade com os resultados e de pertencimento ao ambiente de trabalho.
Com o crescimento dessa sensação de responsabilidade, a produtividade no trabalho tende a aumentar.
Quando uma empresa não tem uma comunicação interna bem estruturada, fica difícil difundir a cultura interna, as boas práticas e os valores que a organização mais preza entre os colaboradores.
Mais do que isso, é mais difícil promover a interação entre as equipes se a empresa não tem como um de seus pilares a comunicação interna constante, clara e transparente. Isso pode dificultar muito o desenvolvimento de relações interpessoais dentro do ambiente corporativo, o que, no longo prazo, também afeta a realização de tarefas e projetos.
Por isso, uma comunicação interna bem estruturada facilita o desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais entre os funcionários e promove a cooperação entre as diversas equipes que formam a empresa.
Tudo isso tende a elevar o moral dos colaboradores e melhorar o clima organizacional, aumentando também os níveis de satisfação.
Como você já deve imaginar, a comunicação interna nas empresas resolve problemas que poderiam se tornar uma bola de neve.
Quando a comunicação é um dos pilares do relacionamento da empresa com seus funcionários, é muito mais fácil solucionar (e até mesmo evitar!) problemas internos.
Pense nos pontos que ressaltamos anteriormente: um clima organizacional positivo gera colaboradores mais produtivos e satisfeitos, o que, por sua vez, reduz a rotatividade de funcionários na empresa.
Ora, funcionários mais motivados e felizes com o trabalho têm menos motivos para deixar a organização e a consequência direta desse cenário é a redução do índice de turnover, entendeu?
Quando a comunicação interna já faz parte do dia a dia da empresa, é muito mais fácil promover o onboarding de novos funcionários, que nada mais é do que o processo de integração dos novos colaboradores às rotinas da organização.
Isso acontece porque a comunicação interna parte do princípio de que o ambiente da empresa deve ser interativo e amigável, o que torna indispensável tirar os novos colaboradores daquele “isolamento” inicial e integrá-los rapidamente como restante da equipe.
Quando a comunicação da empresa com os colaboradores é direta e transparente, naturalmente não há espaço para que surjam boatos e fofocas a respeito de informações escondidas ou mal interpretadas.
Assim, é importante que todos estejam alinhados em relação aos objetivos de todo tipo de comunicação realizada entre empresa e funcionários, para que os discursos da organização sejam devidamente elaborados e as mensagens cheguem a todos de forma clara.
Há várias formas de realizar a comunicação interna em uma empresa e cada uma delas varia de acordo com os objetivos e contextos de cada organização e mensagem. Veja a seguir:
Agora que você já entendeu os principais conceitos e se aprofundou nos benefícios da comunicação interna para o dia a dia de trabalho, aqui vão algumas dicas das melhores práticas de comunicação interna que podem ser aplicadas nas empresas:
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