Gestão de Pessoas e DP

Comunicação Interna nas Empresas: Como Funciona?

A comunicação interna nas empresas tem como objetivo tornar comuns todas as mensagens direcionadas aos funcionários. Entenda mais!


Quantas vezes nos deparamos com problemas em nosso trabalho ou na vida pessoal que poderiam ter sido evitados caso as coisas tivessem sido comunicadas com mais clareza? Muitas, não é mesmo?

Em muitas empresas, esse tipo de situação é mais comum do que se imagina, o que indica o grave problema de comunicação interna.

A comunicação interna é um dos pilares mais importantes de qualquer cultura organizacional, pois reflete diretamente na forma como as relações interpessoais são firmadas entre os colaboradores e em como todos enxergam a empresa.

Além disso, a comunicação interna é uma das formas mais eficazes de garantir que o fluxo de informações e de tarefas flua de forma tranquila e transparente entre todos os funcionários, garantindo, assim, o desenvolvimento da empresa.

Se você quer entender mais sobre como uma comunicação interna assertiva pode impactar positivamente os resultados da sua empresa, veio ao lugar certo!

Ao longo deste artigo, vamos te apresentar os principais conceitos de comunicação interna e te ajudar a identificar as melhores estratégias e ferramentas para esse processo.

Continue com a leitura e conte pra gente o que achou!

O que é a comunicação interna?

A comunicação interna é um processo de comunicação feito dentro de um ambiente e para as pessoas que fazem parte dele. Em outras palavras, é todo tipo de comunicação realizada com foco nas pessoas que estão sempre em determinado local, como, por exemplo, uma empresa.

A comunicação interna nas empresas, especificamente, tem como um de seus objetivos centrais tornar comuns todas as mensagens direcionadas aos funcionários, na intenção de motivá-los e difundir os ideais da empresa.

Trata-se, portanto, do compartilhamento de informações relevantes dentro do ambiente corporativo.

Vamos falar mais sobre este conceito e seus objetivos a seguir.

E qual é o objetivo dessa comunicação nas empresas?

Como mencionamos acima, um dos objetivos da comunicação interna é fazer com que todas as mensagens da empresa sejam entregues aos colaboradores de forma corriqueira, tornando a comunicação entre empresa e funcionários uma rotina comum.

Esse tipo de estratégia é muito utilizada para uniformizar os discursos da empresa e estimular os colaboradores a estarem sempre de acordo com a cultura organizacional, que deve ser constantemente reforçada na comunicação interna.

Se a empresa tem como um dos pilares de sua cultura a preservação de informações sensíveis, por exemplo, a comunicação interna deve, de alguma forma, reforçar a importância deste pilar cultural. 

Além disso, outros objetivos relevantes da comunicação interna são:

  • Difundir os conhecimentos adquiridos por funcionários, diretores e proprietários dentro da empresa;
  • Divulgar as ações da empresa de forma transparente e para todos;
  • Promover o engajamento das equipes e a motivar os colaboradores para o cumprimento de metas;
  • Promover a cultura organizacional, o respeito à diversidade, a responsabilidade socioambiental, a prevenção de doenças, etc.
  • Consolidar o respeito às regras da empresa, bem como aos valores, objetivos e discursos da organização.
  • Estabelecer condutas e comportamentos alinhados com o que a empresa prega no dia a dia de trabalho.
  • Resolver conflitos internos com intermédio da empresa. 

Quais as vantagens da comunicação interna para a empresa?

Quando temos um primeiro contato com o conceito de comunicação interna, ela parece uma atividade corriqueira, não é mesmo? Mas agora você já sabe que a comunicação interna vai muito além de passar informações adiante ou escrever comunicados para os colaboradores.

A seguir, vamos te mostrar as principais vantagens de ter uma comunicação interna eficaz na sua empresa:

  • Aumento da produtividade

Quando os funcionários estão engajados nos objetivos da empresa, a tendência é que eles se dediquem mais para contribuir com a organização. 

Isso acontece porque a comunicação interna ajuda os colaboradores a entenderem seu papel, sua importância e o impacto de seu trabalho dentro da empresa, aumentando o senso de responsabilidade com os resultados e de pertencimento ao ambiente de trabalho.

Com o crescimento dessa sensação de responsabilidade, a produtividade no trabalho tende a aumentar.

  • Melhora o clima organizacional

Quando uma empresa não tem uma comunicação interna bem estruturada, fica difícil difundir a cultura interna, as boas práticas e os valores que a organização mais preza entre os colaboradores.

Mais do que isso, é mais difícil promover a interação entre as equipes se a empresa não tem como um de seus pilares a comunicação interna constante, clara e transparente. Isso pode dificultar muito o desenvolvimento de relações interpessoais dentro do ambiente corporativo, o que, no longo prazo, também afeta a realização de tarefas e projetos.

Por isso, uma comunicação interna bem estruturada facilita o desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais entre os funcionários e promove a cooperação entre as diversas equipes que formam a empresa.

Tudo isso tende a elevar o moral dos colaboradores e melhorar o clima organizacional, aumentando também os níveis de satisfação.

  • Diminui a rotatividade

Como você já deve imaginar, a comunicação interna nas empresas resolve problemas que poderiam se tornar uma bola de neve. 

Quando a comunicação é um dos pilares do relacionamento da empresa com seus funcionários, é muito mais fácil solucionar (e até mesmo evitar!) problemas internos.

Pense nos pontos que ressaltamos anteriormente: um clima organizacional positivo gera colaboradores mais produtivos e satisfeitos, o que, por sua vez, reduz a rotatividade de funcionários na empresa.

Ora, funcionários mais motivados e felizes com o trabalho têm menos motivos para deixar a organização e a consequência direta desse cenário é a redução do índice de turnover, entendeu?

  • Facilita o onboarding de novos funcionários

Quando a comunicação interna já faz parte do dia a dia da empresa, é muito mais fácil promover o onboarding de novos funcionários, que nada mais é do que o processo de integração dos novos colaboradores às rotinas da organização.

Isso acontece porque a comunicação interna parte do princípio de que o ambiente da empresa deve ser interativo e amigável, o que torna indispensável tirar os novos colaboradores daquele “isolamento” inicial e integrá-los rapidamente como restante da equipe.

  • Diminui a incidência de boatos internos

Quando a comunicação da empresa com os colaboradores é direta e transparente, naturalmente não há espaço para que surjam boatos e fofocas a respeito de informações escondidas ou mal interpretadas.

Assim, é importante que todos estejam alinhados em relação aos objetivos de todo tipo de comunicação realizada entre empresa e funcionários, para que os discursos da organização sejam devidamente elaborados e as mensagens cheguem a todos de forma clara.

Quais são os principais tipos de comunicação interna?

Há várias formas de realizar a comunicação interna em uma empresa e cada uma delas varia de acordo com os objetivos e contextos de cada organização e mensagem. Veja a seguir:

  • Comunicação escrita: é feita através de quadros de avisos, boards e placas de informações, e-mails internos feitos pelo RH, newsletters internas, intranet, blogs internos, etc.  O objetivo deste tipo de comunicação costuma ser divulgar os acontecimentos da empresa para os funcionários.
  • Comunicação verbal: geralmente é feita através de reuniões e palestras e tende a ser utilizada para momentos de feedback, troca de ideias e conhecimentos entre os colaboradores, gestores e outras lideranças.
  • Comunicação horizontal: acontece entre colegas de trabalho que têm o mesmo nível hierárquico dentro da empresa e costuma ser usada para ampliar os níveis de conhecimento entre os pares e melhorar o relacionamento interpessoal.
  • Comunicação vertical: geralmente direcionada aos líderes da empresa, é usada para desenvolvimento de estratégias internas e costuma abordar temas restritos às lideranças.
  • Comunicação diagonal: é usada quando se deseja envolver diferentes níveis hierárquicos da organização e é muito comum quando a empresa deseja divulgar novidades.

E quais são as melhores práticas de comunicação interna nas empresas?

Agora que você já entendeu os principais conceitos e se aprofundou nos benefícios da comunicação interna para o dia a dia de trabalho, aqui vão algumas dicas das melhores práticas de comunicação interna que podem ser aplicadas nas empresas:

  • Conheça bem os colaboradores que fazem parte da empresa para entender as necessidades de comunicação de cada um;
  • Elabore um planejamento de comunicação para cada área, afinal, há departamentos que podem precisar de informações diferentes;
  • Incentive a comunicação clara, assertiva e acessível para todos os colaboradores;
  • Seja transparente com os funcionários independentemente se as notícias forem boas ou ruins;
  • Amplie as possibilidades de contato entre diferentes departamentos;
  • Ouça os colaboradores (em reuniões e até mesmo realizando pesquisas internas);
  • Aposte em diferentes canais de comunicação interna;
  • Promova eventos de relacionamento entre todos os membros da empresa para melhorar o relacionamento interpessoal;
  • Reconheça as conquistas e realizações dos colaboradores de forma pública;
  • Acompanhe os resultados da comunicação interna através de pesquisas de satisfação. screencapture-mywork-br-seja-um-representante-2024-02-02-15_45_33-1

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