Muitas empresas já utilizam o relógio de ponto portátil como uma ferramenta indispensável no dia a dia da gestão de funcionários, especialmente aquelas que entendem a importância de automatizar processos do Departamento Pessoal.
O relógio de ponto portátil traz uma série de vantagens e benefícios para o dia a dia do setor de recursos humanos. É o tipo de solução que funciona em todos os tamanhos de empresa, desde o pequeno comércio, que tem apenas 1 funcionário, até grandes negócios, com mais de 10.000 colaboradores.
Vamos te mostrar como inserir o uso do relógio de ponto portátil na sua empresa e as principais funcionalidades deste tipo de ferramenta. Vamos lá?
O relógio de ponto portátil é aquele que, como o próprio nome aponta, pode ser levado para qualquer lugar.
O que isso significa? O relógio de ponto portátil é uma ferramenta que permite que os funcionários de uma empresa batam pondo em qualquer lugar, desde que haja uma conexão com a internet.
Basta que o trabalhador tem acesso a um smartphone, tablet ou computador com acesso à internet para que o sistema do relógio de ponto seja acessado e as informações do ponto sejam registradas.
Vamos entender o que é o ponto portátil com um exemplo prático e lúdico.
Imagine que Ítalo, Caleb e Luca fazem parte da equipe comercial de uma empresa e precisam viajar a trabalho semanalmente. Estes funcionários fazem muitas atividades externas ao ambiente de trabalho e, portanto, não conseguem estar no escritório todos os dias para bater o ponto. Como controlar as jornadas de trabalho dessa equipe, então?
É aí que o relógio portátil de ponto entra! Os três colaboradores podem instalar o aplicativo de ponto portátil em seus celulares e fazer o registro do ponto à distância ao final de cada dia de viagem.
Assim, a empresa não precisa se preocupar com a jornada de trabalho dos funcionários, já que o RH poderá acessar as horas trabalhadas através do sistema remoto, e os funcionários podem ficar tranquilos quanto ao cumprimento das horas de trabalho e pagamentos de horas extras e outros adicionais.
Simples, não é?
A legislação brasileira conta com regulamentações específicas para o controle de ponto nas empresas, especialmente para o controle remoto de ponto.
A Portaria 671 é a principal referência para o uso de relógios de ponto portáteis e a principal transformação trazida por essa Portaria é a classificação dos pontos eletrônicos.
Ela determina que agora existem três tipos diferentes de registradores de ponto: o Registrador Eletrônico de Ponto Convencional (REP-C), o Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) e o Registrador Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P). Veja o que representa cada um deles aqui.
É comum que muitas empresas tenham dificuldades em entender o quanto o uso de um relógio de ponto portátil pode ser útil na gestão de funcionários. Muitos gestores não conhecem as funcionalidades desse tipo de solução e, por isso, ficam receosos em ir atrás de mais detalhes.
A seguir, nós vamos te mostrar os benefícios principais do uso de um ponto portátil.
O relógio de ponto portátil permite que os funcionários da empresa batam ponto em qualquer lugar com o uso de aplicativos específicos. Basta ter acesso à internet e um aparelho smartphone, computador ou tablet para fazer o registro.
Toda modalidade de trabalho pode fazer esta marcação de ponto digital, desde funcionários internos até externos, como motoristas, times de vendas itinerantes, vendedores em filiais, trabalhadores de obras, funcionários em home office etc.
Ferramentas de ponto portátil são muito acessíveis para as empresas, especialmente porque os aplicativos que permitem o registro de ponto remoto são baixados diretamente no celular do funcionário ou em tablets e computadores, utilizando pouquíssima memória.
Além disso, essa ferramenta traz muita economia de manutenção para a empresa. Diferente do que acontece com relógios de ponto físicos, que precisam de manutenção e reposição de bobinas de papel, o relógio de ponto portátil emite os comprovantes de ponto e outros documentos dentro do sistema, sem gastar nada com reparos.
O relógio de ponto portátil evita que haja fraudes na marcação de pontos dos funcionários.
Ferramentas de ponto portátil geralmente contam com funcionalidades de registro de localização dos pontos, para assegurar que os colaboradores estão batendo ponto onde devem, além de exigência de senhas, fotos e outros mecanismos de segurança.
Agora que você já conhece o funcionamento e as vantagens do ponto portátil, é hora de saber como usar essa ferramenta no seu negócio!
Ao escolher o seu sistema, você deve avaliar as seguintes questões:
Além destas questões, é importante saber se o ponto portátil permite que o RH faça a gestão não apenas das horas trabalhadas, mas também das seguintes verticais de RH:
Com o relógio de ponto portátil da mywork, a sua empresa tem acesso a todas as funcionalidades de segurança e gestão de rotinas de funcionários a um valor muito acessível. Nosso trabalho é de excelência e temos o melhor serviço de suporte ao cliente do mercado. Clique aqui e teste o relógio de ponto portátil da mywork gratuitamente!