Nos últimos anos, muitos trabalhadores vêm enfrentando o desafio de se organizar para trabalhar em casa no regime de trabalho remoto ou híbrido.
Com diversos avanços tecnológicos, trabalhar em casa é uma oportunidade que muitos profissionais e empresas acabaram abraçando como forma de conciliar o dia a dia de trabalho com a vida pessoal, lazer, tempo com a família e economias com deslocamento.
No entanto, muitos departamentos de RH enfrentam problemas para ajudar os trabalhadores a se organizarem para o trabalho remoto, o que acaba travando alguns processos.
Neste artigo, a mywork vai dar algumas dicas para ajudar gestores e funcionários a estruturarem melhor suas rotinas de trabalho em casa para aumentar a produtividade e melhorar resultados. Boa leitura!
Trabalhar em casa já era uma realidade para alguns profissionais na última década, mas a partir de 2020, com a pandemia de coronavírus e a necessidade de isolamento social, muitas empresas transferiram o trabalho presencial para o modelo remoto.
O trabalho remoto é todo aquele que é feito à distância, fora do ambiente empresarial. Esse regime de trabalho permite que os profissionais atuem de qualquer lugar usando aparelhos de celular, computadores e outras ferramentas que permitam comunicação rápida à distância.
Muitas empresas, especialmente após a pandemia, instituíram a prática de trabalhar em casa como uma oportunidade para suas equipes. Dependendo do setor, os colaboradores passaram a ter uma grande flexibilidade para escolher trabalhar presencialmente ou remotamente. Ainda há aqueles que podem atuar de forma híbrida, comparecendo na empresa em alguns dias da semana enquanto trabalham de casa em outros.
É possível trabalhar em casa em vários setores. Como pudemos ver durante a pandemia, empresas de comunicação, setores administrativos e financeiros, instituições de ensino e várias outras profissões se adaptaram ao trabalho remoto.
Ao mesmo tempo, trabalhar em casa não é uma possibilidade tão palpável para setores de construção civil, bares e restaurantes, lojistas, entre outros que dependem fortemente da atuação presencial dos trabalhadores.
Para os profissionais que têm a possibilidade de trabalhar em casa existem alguns benefícios. Não precisar se deslocar até a empresa, por exemplo, pode impactar positivamente na produtividade da equipe, pois os colaboradores não precisam enfrentar o deslocamento.
A seguir, veja alguns dos principais benefícios que podem ser introduzidos na rotina dos trabalhadores pelo trabalho remoto.
Profissionais que têm a possibilidade de trabalhar em casa se beneficiam muito da economia de tempo, dinheiro e energia que são investidos no deslocamento até a empresa.
Os gastos com transporte público ou gasolina tendem a diminuir drasticamente e a empresa também pode ter um retorno financeiro positivo, pois se os funcionários não precisam do vale-transporte, há uma economia com este benefício.
Além disso, os colaboradores que moram longe da empresa também se beneficiam do trabalho em casa, pois ao não precisarem sair de casa muito antes do horário de entrada no trabalho, há mais tempo para descansar e repor as energias. A tendência é que a equipe fique mais descansada e entregue resultados melhores.
Os profissionais que trabalham em casa também tendem a ter mais tempo para se dedicarem a atividades de lazer e autocuidado, além de se beneficiarem da redução de estresse no trânsito, do tempo a mais para dormir e praticar atividades físicas e até mesmo de ficar mais tempo com a família.
Esses e outros fatores proporcionados pela possibilidade de trabalhar em casa influenciam positivamente na saúde e qualidade de vida dos profissionais.
Ao permitir que os colaboradores trabalhem de forma remota, as empresas aumentam seus horizontes de contratação.
Justamente por não obrigar que as equipes compareçam presencialmente em um ambiente fixo de trabalho, é possível contratar profissionais que não moram na cidade-sede da empresa e, dependendo da situação, que nem moram no mesmo país!
Isso contribui para que a empresa amplie as possibilidades de contratação e aumente a diversidade na equipe.
Quando a empresa define que suas equipes vão trabalhar em casa, a necessidade de ter um espaço físico para trabalho diminui e, dependendo da empresa, até mesmo desaparece.
Essa situação impacta na redução de custos com a manutenção de um escritório, que envolve pagamento de contas de luz, água, internet e limpeza, substituição periódica de materiais e móveis, etc.
É claro que estes são apenas alguns dos benefícios que podem ser percebidos pela empresa que institui o trabalho remoto para seus colaboradores. Há uma série de outras vantagens que este regime agrega no dia a dia de trabalho e até mesmo nos processos da empresa.
Contudo, é claro que precisamos olhar para os dois lados desta moeda que é o trabalho à distância. A empresa e os profissionais precisam tomar certos cuidados para evitar problemas.
Aqui reunimos alguns pontos de atenção que as empresas e os profissionais devem monitorar ao trabalhar em casa.
Ao permitir o trabalho remoto, a empresa deve seguir com suas práticas de gestão da jornada de trabalho dos funcionários. Acompanhar os horários de trabalho, bem como horas extras e intervalos é uma tarefa que o RH e o DP devem seguir fazendo quando o home office é instituído.
Isso não significa que os gestores devem “micro-gerenciar” as tarefas diárias dos colaboradores só porque não estão no ambiente da empresa, pois esse tipo de atitude pode impactar negativamente na produtividade e no bem-estar das equipes.
O mais importante ao implementar o trabalho em casa é assegurar que exista confiança tanto do lado dos colaboradores quanto da empresa. De nada adianta permitir o trabalho remoto e desconfiar dos profissionais no dia a dia, ou se aproveitar dessa situação para não pagar horas extras e adicionais noturnos, por exemplo.
Para assegurar que as jornadas de trabalho estão sendo respeitadas e que a empresa está seguindo corretamente as normas da CLT para o pagamento de verbas trabalhistas mesmo no home office, a busca por soluções de controle de ponto remoto aumentou muito.
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É comum que alguns profissionais tenham dificuldade de manter o foco ao trabalhar em casa, pois muitas vezes o ambiente doméstico também exige atenção e cuidado do trabalhador.
Um funcionário com filhos pequenos pode ter que lidar com choros ou machucados inesperados, assim como um profissional que mora sozinho pode ter que usar alguns minutos do dia para preparar a comida do almoço e lavar a louça.
Por isso, é muito importante que a empresa esteja preparada para compreender e se adaptar às necessidades dos colaboradores.
É claro que não é preciso mudar todo o fluxo de trabalho por conta de cada individualidade dos profissionais, mas é importante que as lideranças tenham bom senso para entender que imprevistos acontecem.
O trabalho em casa pode ser difícil para alguns profissionais que gostam de ter contato com seus colegas no dia a dia.
O incentivo entre as equipes é muito positivo para os resultados nas tarefas de trabalho e a empresa pode pensar em algumas estratégias para manter o contato entre os funcionários, como reuniões periódicas, fóruns de discussão sobre projetos e sobre assuntos divertidos e até mesmo momentos de bate papo para que os trabalhadores exponham possíveis dificuldades em manter a motivação.
A troca entre as partes é muito importante neste momento e ouvir as equipes é essencial para que o RH identifique possíveis melhorias que podem ajudar na motivação.
Pegando o gancho do tópico anterior, manter uma comunicação constante e transparente entre as equipes e lideranças é fundamental para que o trabalho em casa seja fluido e tranquilo.
É importante que, mesmo ao trabalhar em casa, o profissional tenha consciência dos projetos que estão sendo desenvolvidos e de como é possível colaborar com cada um deles.