Um grande problema que as empresas enfrentam no dia a dia é o atraso de funcionários. Tipicamente, a grande maioria dos funcionários costuma chegar na hora com exceção de um ou outro funcionário. Isso traz imensos problemas para as empresas, incluindo a perda de negócios e pagamento de horas extras para compensar o período não trabalhado.
Nós da mywork fizemos inclusive um estudo com os pontos dos nossos clientes publicado no Estadao e no Globo mostrando que os brasileiros, na média, chegam 6 minutos atrasados no trabalho. Pode parecer pouco, mas o atraso de funcionários durante um ano pode significar até 1,3% de perda de produção da empresa (e PIB). Em um ambiente em que a competição entre as empresas de todos os segmentos só aumenta, ninguém pode se dar ao luxo de ter consistentemente problemas com atraso de funcionários.
Mas como prevenir o atraso de funcionários? Quais são as medidas que podem ser tomadas no caso de atrasos reincidentes? Como incentivar os funcionários a chegar na hora? Para responder estas e outras perguntas, nós decidimos escrever este artigo para ajudar empresas e funcionários a melhorar a pontualidade da empresa!
O atraso de funcionários não impacta apenas o volume de trabalho realizado. Ele também tem consequências sérias no que diz respeito a folha de pagamento. De acordo com a CLT, todos os atrasos (e adiantamentos) de 5 minutos ou menos estão dentro da tolerância e não contabilizados. Caso os atrasos (ou adiantamentos) somem mais de 10 minutos entre todos os pontos do dia (incluindo aqueles nos intervalos da jornada de trabalho), eles são incluídos como horas extras/devedoras ou descontadas do banco de horas.
Os atrasos recorrentes podem justificar um processo de demissão do funcionário por justa causa, caso ele já tenha sido repreendido formalmente no passado por esta mesma razão. Contudo, os atrasos são diferentes das faltas justificadas, que podem ocorrer por diversos motivos previstos na CLT.
É necessário entender as razões atrás do atraso de funcionários. O funcionário está desmotivado? Passando por alguma dificuldade pessoal? Ou o problema é no transporte público? Identificando o problema é possível ter uma conversa com o funcionário focada em resolvê-lo. Contudo, caso o atraso do funcionário aconteça apenas por descuido deste, a melhor solução pode ser outra.
Há uma série de medidas que as empresas podem tomar para evitar ao máximo atraso de funcionários. As medidas variam de “incentivos” a “punições”. Em muitos casos é melhor para relacionamento entre o funcionário e a empresa que haja uma conversa honesta sobre horários antes de qualquer outra atitude mais drástica por parte da empresa. De qualquer forma, há algumas medidas que a empresa pode tomar são:
Se você é funcionário e tem tido dificuldades para chegar na hora no trabalho, o primeiro passo você já fez: identificar o problema e buscar uma solução neste artigo! Saiba que o atraso de funcionários é algo que acontece com muitas pessoas. Contudo, para funcionários que querem ser bem avaliados e promovidos, chegar no horário certo pode ser o grande diferencial. Algumas ideias para ajudar com isso são:
Controlar o atraso de funcionários pode ser bastante complicado sem ajuda de um sistema adequado. Utilizar um livro de ponto pode não ser confiável pois não há garantia que o horário lá registrado ocorreu de foto. Uma planilha de controle de ponto também possui o mesmo problema.
A melhor forma de fazer este controle é utilizar um sistema de controle de ponto online, que permite a marcação em um app de ponto eletrônico ou com um ponto via web. Com ele você consegue não só ter o controle das chegadas dos funcionários, mas também ter a segurança de estar cumprindo com a legislação de controle de ponto, emitir relatórios para ser enviados à contabilidade para elaboração da folha de pagamento entre muitos outros benefícios.
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