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Como melhorar o engajamento de funcionários na sua empresa?

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 11/02/2022 17:52

Você sabe dizer quais são as melhores práticas para melhorar o engajamento de funcionários dentro da sua empresa ou negócio?

Ter bons produtos e serviços na sua empresa é, sem dúvidas, um fator muito importante para o sucesso do seu negócio. A qualidade das ofertas aos clientes é fundamental na satisfação dos consumidores e na sua geração de lucro.

No entanto, apenas uma boa oferta não é o suficiente para garantir a satisfação e a fidelização de seus clientes. Ter uma equipe engajada, motivada e bem treinada é essencial para que o sucesso dos negócios seja alcançado.

Ao longo deste artigo, vamos te dar dicas essenciais de como melhorar o engajamento de seus funcionários no dia a dia de trabalho. Vamos lá?

O que é engajamento de funcionários?

O engajamento de um funcionário acontece quando os colaboradores de uma empresa estão envolvidos profissionalmente e pessoalmente com a organização, de forma a confiar e se identificar com os objetivos do negócio.

Um profissional engajado é aquele que entende a importância de seu próprio trabalho nos resultados da empresa e sabe que seu crescimento profissional não é apenas uma meta própria, mas também é um interesse da organização. Afinal, bons profissionais são o que faz crescer uma boa empresa.

Assim, o engajamento no trabalho pouco descreve as horas extras feitas por um funcionário ou o quanto um colaborador trabalha. Ele diz respeito à capacidade de manter o foco, a energia e o bom relacionamento com a empresa como um todo.

E por que é importante investir no engajamento de funcionários?

O engajamento de funcionários deve ser um objetivo constante de qualquer empresa, pois é ele que impulsiona um bom desempenho das atividades de trabalho e permite que a empresa desenvolva diferenciais competitivos no mercado.

As empresas que apostam no engajamento de funcionários tendem a desenvolver um relacionamento mais humano entre seus funcionários, independentemente do nível hierárquico ocupado por cada um.

Tais práticas também costumam desenvolver o senso de responsabilidade e criatividade dos funcionários no momento de resolver problemas e propor novas ideias para a empresa, o que contribui muito para o crescimento do negócio.

Quem é responsável por esse engajamento?

A tarefa de engajar os funcionários deve ser de toda a empresa, no entanto, o departamento de recursos humanos pode assumir e desenvolver uma série de ações para trabalhar e aumentar o engajamento das equipes.

Um departamento de RH preparado para trabalhar o engajamento dos colaboradores é aquele que entende a necessidade primordial de ouvir as equipes.

Por isso, realizar pesquisas de satisfação interna, promover rodas de conversa em grupo e estimular o feedback anônimo de forma recorrente são práticas que ajudam a mapear não apenas o nível de engajamento interno, mas também o quanto a cultura organizacional está sendo mantida.

Como melhorar o engajamento dos funcionários?

Como você já deve ter percebido, funcionários mais engajados geralmente são mais envolvidos nos acontecimentos da empresa, atuam com foco nos resultados gerais e também estimulam o desenvolvimento de boas relações dentro da organização.

A seguir, vamos te mostrar práticas fundamentais para estimular e garantir o engajamento de seus funcionários no dia a dia de trabalho.

  • Realize pesquisas regularmente

Como dissemos anteriormente, ouvir os colaboradores e entender suas dores e angústias é um ótimo primeiro passo para criar estratégias de engajamento.

É importante saber o que os funcionários pensam sobre a organização, sobre as equipes e seus pares, sobre as lideranças, sobre os benefícios, sobre os salários, expectativas de crescimento profissional, entre outros fatores.

É interessante que o departamento de RH desenvolva formatos que permitam que os funcionários abram o coração e dividam com a empresa suas percepções sobre como é trabalhar ali. Uma boa estratégia é realizar pesquisas anônimas, em que o colaborador possa dizer o que pensa sobre a organização sem medo de se comprometer.

O importante é que as perguntas realizadas nesse tipo de pesquisa se relacionem com o nível de satisfação dos funcionários e suas opiniões sobre o que poderia ser melhorado na empresa.

  • Analise os resultados das pesquisas para criar estratégias

A partir do momento em que a primeira pesquisa de engajamento é feita, os membros do departamento de RH devem analisá-la para colher informações cruciais sobre a satisfação e a motivação interna.

Nesse momento, é importante avaliar: as respostas referentes à satisfação interna são, em maioria, positivas ou negativas? O que é possível fazer para transformar as respostas negativas em positivas? É possível usar as respostas positivas para alavancar ainda mais a satisfação interna?

Tudo isso vai ajudar na criação de estratégias internas para aumentar o engajamento das equipes e elevar o grau de satisfação.

  • Crie estratégias para alavancar o engajamento

Uma vez que os resultados da pesquisa foram devidamente analisados e a equipe de RH mapeou as respostas positivas e negativas, é a “hora do ataque”. 

Imagine que um grande número de funcionários apontou que determinada liderança não abre espaço para trocas entre a equipe, o que gera dificuldades de comunicação com a liderança. Isso é um ponto negativo que deve ser abordado com cuidado. 

Quais estratégias podem ser criadas? Como promover a comunicação entre essa equipe e suas lideranças de forma a construir uma cultura baseada no diálogo?

É esse tipo de pensamento que vai ajudar no desenvolvimento de ações internas que resolverão problemas de satisfação e, consequentemente, de engajamento de funcionários.

  • Invista no desenvolvimento de lideranças

Todas as equipes refletem a qualidade de suas lideranças e, por isso, é importante investir no desenvolvimento de líderes que impulsionam o aprimoramento pessoal e profissional.

Além disso, líderes que desenvolvem suas equipes e promovem o diálogo entre seus liderados tendem a tornar o ambiente de trabalho mais alegre e motivador.

Como medir o engajamento dos funcionários?

Quando uma empresa tem boas estratégias de engajamento de funcionários, é preciso saber medi-las adequadamente. Assim, é possível avaliar a rotina da organização e identificar o que está funcionando e o que não está.

Para medir o engajamento, há uma série de métricas que podem ser utilizadas:

  • Realizar pesquisas de clima e satisfação;
  • Avaliar o desempenho dos colaboradores com base nos resultados;
  • Avaliar a retenção de talentos;
  • Avaliar os índices de turnover dos funcionários;
  • Avaliar o índice de absenteísmo e atrasos dos colaboradores.

Especialmente para as métricas que se relacionam com a avaliação das horas trabalhadas dos funcionários, como turnover e absenteísmo, as empresas podem contar com o sistema de controle de ponto online da mywork. Teste gratuitamente durante 7 dias clicando aqui.