O ponto eletrônico portátil é uma ferramenta que já é utilizada em muitas empresas, especialmente naquelas que já entenderam a importância da transformação digital. As organizações que já adotaram o ponto eletrônico certamente já perceberam o grande benefício que esse tipo de solução agrega no dia a dia de gestão de pessoas.
No entanto, ainda existem aqueles gestores, especialmente nos departamentos de Recursos Humanos das empresas, que ainda ficam receosos quando o assunto é digitalizar processos de gestão de jornada de trabalho. Muitos não conhecem as vantagens que sistemas de ponto eletrônico portátil e soluções similares trazem para a empresa como um todo.
Nas pequenas e médias empresas, a desconfiança tende a ser ainda maior: afinal, se você é dono(a) de uma pequena loja, de uma padaria, de um comércio de bairro ou tem uma empresa com poucos funcionários, qual é a necessidade de um controle de ponto portátil? Por que digitalizar as rotinas de marcação de ponto?
Bom, é aí que a conversa fica interessante!
Um controle de ponto eletrônico agrega dezenas de vantagens para todo tipo e tamanho de negócio, pois permite que empresas de todos os segmentos, com diversas quantidades de funcionários, façam a gestão de jornadas de trabalho, horas extras, adicionais, férias e muitas outras rotinas de maneira simples, prática e muito, muito mais acessível do que um controle de ponto tradicional.
Ao longo deste artigo, vamos te mostrar as principais vantagens que um ponto eletrônico portátil pode trazer para o seu negócio e vamos te mostrar as principais funcionalidades desta solução.
Vamos lá?
Um controle de ponto eletrônico portátil é aquele que pode ser levado para qualquer lugar, afinal, a palavra “portatil” caracteriza algo que pode ser movido de um lugar para outro.
Assim, o ponto eletrônico portátil é aquele que funciona em qualquer lugar. Na prática, o ponto portátil precisa apenas de uma conexão à internet para que as informações da marcação de ponto dos funcionários sejam devidamente registradas e guardadas.
Da mesma forma que os funcionários podem registrar seus horários de entrada, intervalos e saída com o ponto eletrônico portátil, os gestores responsáveis por fazer a gestão das jornadas de trabalho podem acessar as informações registradas de qualquer computador.
Muitos gestores ainda têm receio de implementar o ponto eletrônico portátil nas rotinas da empresa por não conhecerem bem os benefícios que essa solução pode agregar no dia a dia.
O fato é que soluções digitais de controle de jornada de trabalho são muito mais práticas para a empresa e para os funcionários. A seguir, vamos te mostrar algumas das vantagens dessa ferramenta.
Um controle de ponto eletrônico portátil ajuda as empresas a evitarem fraudes e erros na marcação dos pontos dos colaboradores.
Isso porque o ponto digital conta com uma série de funcionalidades de segurança que servem para garantir que os funcionários façam o registro de pontos de forma correta, como: geolocalização, cercas virtuais, solicitação de senha e captura de foto na marcação de ponto, entre outras.
Essas ferramentas, que estão disponíveis na maioria esmagadora dos sistemas de ponto eletrônico portátil, asseguram que não há outras pessoas batendo o ponto por um funcionário, que o colaborador está no local de trabalho correto, usando a roupa adequada (no caso de empresas que exigem o uso de uniforme) e no horário correto.
O controle de ponto portátil é muito prático para os funcionários, pois a partir do momento em que a ferramenta pode ser usada em qualquer lugar, há uma grande facilidade em realizar o registro de entrada e saída.
Imagine o cenário: Ítalo trabalha numa construtora e precisa fazer visitas semanais ao local em que determinada obra está sendo realizada. Nos dias em que ele visita o empreendimento, precisa registrar seu ponto, mas não conta com um sistema de ponto tradicional no local da obra, afinal, trata-se apenas de um canteiro de obras que ainda não tem infraestrutura.
O ponto eletrônico portátil resolve esta situação sem nenhuma dor de cabeça para a empresa ou para Ítalo, afinal, basta que ele bata ponto no aplicativo de ponto disponível em seu celular. Isso garante que os horários de entrada, saída e intervalos sejam registrados independentemente se o funcionário está no local da obra ou no escritório. Viu como é simples?
Um dos grandes diferenciais do ponto eletrônico portátil é o custo de implementação. Enquanto sistemas de ponto tradicionais (aqueles antigos, de parede) chegam a custar milhares de reais para as empresas brasileiras, fora os custos de manutenção, o ponto eletrônico é extremamente mais acessível, pois não necessita de máquinas, de equipe de instalação, nem de manutenções.
Os funcionários podem registrar o ponto utilizando o próprio aparelho celular, o computador da empresa e até mesmo tablets, o que economiza tempo e dinheiro da organização.
A lei brasileira conta com regras específicas que organizam o uso do ponto eletrônico portátil e todas estas regras podem ser encontradas na Portaria 671. Essa Portaria organiza o uso de todos os controles de ponto conhecidos como “alternativos”.
De toda forma, o uso do ponto eletrônico portátil é sim permitido por lei e pode ser adotado por empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Agora que você já sabe como o ponto eletrônico portátil funciona e quais são as regras que organizam essa ferramenta, é hora de testar!
Você verá que uma solução de ponto digital tem muito a agregar no dia a dia da sua empresa, pois você terá controle sobre todos os fatores que envolvem a gestão de jornada de trabalho de seus colaboradores, incluindo:
Com a mywork, você tem acesso a estas e outras funcionalidades que certamente vão facilitar (e muito) a gestão do seu departamento pessoal. Clique aqui e teste a mywork gratuitamente durante 7 dias!