Se você é gestor(a) do departamento de Recursos Humanos de uma empresa, com certeza sabe que escolher um sistema de ponto, especialmente se for um sistema de ponto virtual, é uma das soluções mais modernas e práticas para realizar o controle de horas trabalhadas pelos colaboradores.
Essa rotina de gestão das horas trabalhadas é essencial para garantir que a empresa está seguindo todas as regras trabalhistas referentes às jornadas de trabalho dos funcionários, afinal, é com esse acompanhamento que é possível pagar as horas extras e adicionais corretamente, organizar escalas de trabalho, entre várias outras atividades rotineiras da gestão de pessoas.
Ao longo deste artigo, vamos te ajudar a entender mais a respeito das vantagens que um sistema de ponto virtual pode trazer para o dia a dia de gestão e vamos te dar algumas dicas sobre como escolher o melhor sistema para o seu negócio! Vamos lá?
Todos os gestores de RH precisam lidar com várias questões burocráticas referentes à remuneração dos trabalhadores e à organização das rotinas de trabalho. Algumas dessas burocracias envolvem:
Estas são apenas algumas das atividades que os profissionais de RH precisam lidar diariamente. Além disso, muitas destas tarefas devem ser “recomeçadas” mensalmente, como, por exemplo, o pagamento de salários dos funcionários.
Ao final de cada mês, antes mesmo do pagamento de salários dos funcionários, é preciso conferir todos os pontos batidos pelos funcionários, pois isso garante que eventuais horas extras serão pagas corretamente ou computadas de maneira adequada no banco de horas do colaborador.
Esse processo é muito importante para que a empresa cumpra as leis trabalhistas e evite problemas jurídicos! Além disso, ele garante que os funcionários estão seguindo as horas de trabalho determinadas em contrato.
Existem várias formas através das quais uma empresa pode acompanhar as horas trabalhadas de seus funcionários, mas um sistema de ponto virtual é, de longe, a solução mais prática.
E, claro, além da praticidade, os sistemas de ponto virtuais evitam fraudes na marcação de ponto dos funcionários e evita que muitos erros sejam cometidos. Imagine a seguinte situação:
Um funcionário passa na copa do escritório logo antes de seu horário de saída para pegar um café. No momento de assinar o livro de ponto (uma solução já ultrapassada, diga-se de passagem), ele se distrai e acidentalmente derruba seu café sobre as páginas do livro. Com isso, toda a marcação daquele dia (e talvez de dias anteriores) é simplesmente destruída, pois o caderno foi danificado.
Este é apenas um exemplo de situações que podem causar problemas na marcação e armazenamento dos pontos dos funcionários. Outros sistemas de registro de ponto, como as planilhas e relógios de ponto biométrico também pode enfrentar problemas de fraudes, extravio de informações e dificuldades de manutenção.
O sistema de ponto virtual é melhor do que as demais ferramentas por 4 motivos simples e que fazem toda a diferença:
Além das vantagens já apresentadas anteriormente, implementar o sistema de ponto virtual nas organizações pode impactar positivamente em:
Você certamente já entendeu que um sistema de ponto virtual tem tudo para ser a melhor ferramenta para agilizar as rotinas do seu departamento pessoal, certo? É importante considerar tanto o custo-benefício destas soluções quanto o suporte que a empresa provedora deste sistema oferece ao seu negócio.
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