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Como avaliar desempenho de um funcionário?

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 27/01/2020 16:36

Avaliar desempenho dos funcionários de uma empresa é uma metodologia prática e fundamental na gestão de pessoas para medir a performance dos colaboradores de uma empresa. 

O objetivo principal das avaliações é verificar o desenvolvimento das atividades dos colaboradores em um determinado período e descobrir quais são os pontos em que os funcionários já têm alta performance e aqueles em que podem melhorar, de forma a impulsionar os resultados coletivos da empresa e individuais. Além disso, avaliar desempenho dos funcionários periodicamente é uma estratégia interessante para estabelecer um diálogo transparente com os membros da empresa, de modo a estreitar o relacionamento entre colaboradores e a organização.

Independente do resultado (positivo ou negativo) alcançado por um funcionário, a avaliação feita deve auxiliar e estimular os colaboradores da empresa a se desenvolverem profissionalmente e a melhorarem suas atividades diárias. Por isso, o processo de avaliar desempenho de um funcionário deve ser realizado de maneira conjunta pelo departamento de RH, diretorias e equipes da empresa, de modo que todos entendam com clareza os pontos positivos e negativos de seu trabalho e criem estratégias para melhorar os resultados.

Essa prática também auxilia a empresa a aumentar o engajamento dos colaboradores, já que os funcionários passam a perceber que seus esforços são reconhecidos no ambiente de trabalho. Tal situação permite a capacitação de talentos de acordo com os diferentes feedbacks recebidos, o que proporciona resultados positivos tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Para auxiliar no entendimento dos impactos positivos adquiridos ao se avaliar desempenho de funcionários e dos diferentes métodos de realizar esse processo, a mywork preparou um guia que esclarece as principais dúvidas sobre o tema. Confira mais na leitura! 

Como surgiu a avaliação de desempenho?

As primeiras práticas de avaliar desempenho surgiram na segunda metade do século XX, quando especialistas das áreas de RH começaram a estudar mais sobre o impacto do comportamento dos funcionários nas atividades realizadas.

Dessa forma, os profissionais de RH passaram a compreender os efeitos psicológicos e físicos que o bem-estar no trabalho e na qualidade de vida causavam nos colaboradores, o que gerou diversas mudanças nas culturas organizacionais e pesquisas sobre os impactos positivos de se avaliar desempenho.

Qual a importância de avaliar desempenho numa empresa?

Independente do método escolhido para avaliar desempenho numa empresa, é importante ter em mente os objetivos da empresa para realizar uma avaliação e entender o que a ferramenta de avaliação trará para a empresa, para o colaborador e para a gestão.

Dependendo dos resultados, o departamento de RH pode identificar a necessidade de treinamentos e capacitações ou até mesmo de ações motivacionais no ambiente de trabalho. Com o tempo, as avaliações de desempenho tende a agregar vários benefícios para a empresa, como, por exemplo, mais produtividade e engajamento dos colaboradores e diferenciais competitivos para identificar e manter talentos.

Para o setor de RH, há a oportunidade de implementar ações mais estratégicas, uma vez que é possível automatizar processos burocráticos com soluções digitais, como a gestão de benefícios e controle de ponto dos funcionários (que você pode testar aqui gratuitamente por 15 dias). 

Cada vez que o departamento de RH avalia o desempenho de outros colaboradores há a possibilidade de reunir informações muito interessantes sobre cada profissional e sobre a empresa como um todo, o que pode contribuir para futuras contratações, identificação de problemas internos, necessidade de promover treinamentos, etc.

Como conduzir o processo de avaliação?

Para avaliar desempenho dos colaboradores de maneira eficaz, é essencial que o processo seja conduzido periodicamente, de forma que seja possível acompanhar o desenvolvimento e evolução (ou involução) de cada um dos funcionários avaliados, bem como das equipes num geral. Para isso, é essencial:

1- Saber as responsabilidades de cada funcionário: é preciso conhecer as funções que a empresa espera que seu colaborador desenvolva para que seja possível compará-las com aquelas que, efetivamente, o funcionário entrega.

2- Definir o método: é preciso identificar qual método de avaliação entregará os melhores resultados de acordo com os objetivos da empresa. Os principais métodos utilizados serão apresentados ao longo deste artigo.

3- Escolher os fatores de avaliação: depois da definição do método, é preciso escolher os fatores que serão observados durante a avaliação, por exemplo, as competências e habilidades técnicas do colaborador, a postura no ambiente de trabalho (ou seja, relacionamentos interpessoais com outros membros da equipe, assiduidade e pontualidade etc.) e a proatividade.

4- Realizar o feedback: é importante que o colaborador entenda a avaliação como uma oportunidade de melhoria e evolução dentro da empresa. A devolutiva após a avaliação de desempenho é parte central desse processo. 

Tipos de avaliação de desempenho: 

A escolha do método de desempenho mais adequado para sua empresa deve avaliar alguns fatores, como o perfil dos funcionários avaliados, o tamanho da equipe, as necessidades dos gestores e objetivo geral da empresa ao avaliar desempenho de seus colaboradores. Listamos abaixo as principais e mais comuns maneiras de avaliar desempenho de colaboradores.

1- Autoavaliação: 

Essa avaliação deve ser realizada em duas etapas: na primeira, o funcionário avalia o próprio desempenho por meio de uma reflexão sobre seus pontos fortes e de melhoria, identificando por si só suas principais habilidades e gaps. Após essa primeira reflexão, o colaborador e seu gestor devem discutir a respeito das características identificadas na primeira etapa para, então, na segunda etapa, elaborarem um plano para impulsionar os resultados. 

Tal método permite que o colaborador avalie seu desempenho e resultados de maneira profunda e tranquila, além de permitir que o funcionário mostre sua maturidade, seriedade e comprometimento tanto com a empresa quanto com seu próprio desenvolvimento. É também um modo interessante de avaliar o nível de autoconhecimento e a capacidade de ouvir feedbacks do colaborador.

Vale lembrar que, para que esse método seja mais efetivo, é importante que o funcionário esteja confortável para realizar a avaliação da maneira mais sincera possível e de maneira imparcial.

2- Avaliação da equipe:

A avaliação por parte do time no qual o profissional está inserido também é um método interessante para que os gestores identifiquem as dinâmicas existentes em cada equipe e quais são os pontos fortes e fracos de cada integrante. Tal avaliação é importante para que todos os funcionários do time permaneçam alinhados e, dessa forma, consigam trabalhar em harmonia para atingirem resultados mais efetivos. 

3- Avaliação pelo superior direto:

É um dos métodos mais comuns de avaliação de desempenho. Nele, a performance individual e atividades diárias dos colaboradores é avaliada por seu gestor direto. Uma das vantagens em avaliar desempenho a partir desse método é a garantia de que os critérios de avaliação serão padronizados para todos os funcionários, o que permite uma avaliação mais imparcial.

4- Avaliação 360 graus:

Essa avaliação permite que todos os colaboradores da empresa, independente de sua posição hierárquica, sejam avaliadores e avaliados simultaneamente. Utilizada em grandes corporações, a metodologia permite que o funcionário avalie seus pares, superiores e subordinados (caso haja algum) e ainda realize a autoavaliação, de modo que os resultados mostrem com mais riqueza de detalhes as diversas variáveis de impactam o desempenho e os resultados de um profissional.

É essencial, no entanto, que o anonimato dos colaboradores seja mantido para que essa técnica tenha sucesso, de modo que todos se sintam protegidos e confortáveis para avaliar seus colegas. Assim, é possível obter um feedback imparcial e honesto, além de auxiliar no desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho das equipes, líderes e gestores.

Vantagens de avaliar desempenho numa empresa

Ao realizar avaliações de desempenho periodicamente, as empresas acumulam uma grande quantidade de informações tanto sobre seus funcionários quanto sobre o ambiente organizacional como um todo. Assim, avaliar desempenho dos colaboradores permite a identificação de oportunidades a serem desenvolvidas e desafios que devem ser solucionados.

Além disso, ao realizar feedbacks, as empresas permitem que os funcionários manifestem suas opiniões sobre o dia a dia de trabalho e possíveis pontos de melhoria, o que abre precedentes para que mudanças sejam exigidas pelos colaboradores. É essencial que as empresas tenham estrutura e disponibilidade não apenas para avaliar desempenho de seus funcionários, mas também para ouvir retornos e opiniões internas para evoluir sua gestão.

Abaixo, listamos algumas das principais vantagens de se avaliar desempenho nas empresas:

  • Esclarece anseios e problemas das equipes: a cada avaliação são colhidas muitas informações sobre o perfil  e resultados dos funcionários e sobre suas preocupações em relação à empresa. Tais informações ajudam a empresa a entender quais são os objetivos de carreira dos membros da equipe, o que desejam receber de benefícios, quais são os principais problemas que enfrentam no dia a dia de trabalho e quais são os principais desafios para atingir os resultados esperados. Com essas informações em mãos é mais fácil entender como motivar os colaboradores e reconhecer suas conquistas.
  • Ajuda a reconhecer os funcionários: as avaliações são ótimas ferramentas para identificar profissionais talentosos que se destacam no ambiente corporativo. Essas informações permitem que os líderes e gestores das equipes consigam reconhecer com assertividade os colaboradores que se destacam por engajamento e produtividade, o que funciona também como uma forma poderosa de manter os profissionais motivados.
  • Identifica produtividade e comportamentos negativos: como as avaliações de desempenho reúnem informações tanto sobre o desempenho quanto sobre o comportamento dos funcionários, é possível realizar feedbacks de modo a ajudar o profissional a melhorar seus resultados e suas atitudes. No entanto, também é possível identificar se o colaborador não demonstra melhoria após o feedback da avaliação, o que, dependendo do caso, pode ser um fator decisivo para uma rescisão de contrato ou demissão.

De modo geral, uma avaliação de desempenho pode auxiliar em várias decisões importantes da empresa, podendo influenciar diretamente no bem estar interno dos funcionários e no desenvolvimento da organização.

A avaliação de desempenho, quando realizada de maneira efetiva, ajuda os colaboradores a entenderem seu papel na empresa e sua importância para o funcionamento de todo o fluxo de trabalho, além de mostrar que a empresa realmente está disposta a ouvi-los e ajudá-los a trilhar uma carreira profissional bem estruturada.

É importante lembrar que a avaliação de desempenho é apenas o primeiro passo desse processo realizado pelo departamento de RH, que envolve dar um retorno à equipe, engajar os gestores nas estratégias criadas para os times, implementar treinamentos para eliminar gaps e potencializar estratégias que deram resultados positivos. Avaliar desempenho é uma ação contínua que, quando usada como aliada, pode trazer resultados incríveis para toda a corporação.