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Avaliar desempenho de funcionários é essencial para as empresas. Quer saber como realizar essa avaliação de maneira eficaz? Confira o artigo!
Avaliar desempenho dos funcionários de uma empresa é uma metodologia prática e fundamental na gestão de pessoas para medir a performance dos colaboradores de uma empresa.
O objetivo principal das avaliações é verificar o desenvolvimento das atividades dos colaboradores em um determinado período e descobrir quais são os pontos em que os funcionários já têm alta performance e aqueles em que podem melhorar, de forma a impulsionar os resultados coletivos da empresa e individuais. Além disso, avaliar desempenho dos funcionários periodicamente é uma estratégia interessante para estabelecer um diálogo transparente com os membros da empresa, de modo a estreitar o relacionamento entre colaboradores e a organização.
Independente do resultado (positivo ou negativo) alcançado por um funcionário, a avaliação feita deve auxiliar e estimular os colaboradores da empresa a se desenvolverem profissionalmente e a melhorarem suas atividades diárias. Por isso, o processo de avaliar desempenho de um funcionário deve ser realizado de maneira conjunta pelo departamento de RH, diretorias e equipes da empresa, de modo que todos entendam com clareza os pontos positivos e negativos de seu trabalho e criem estratégias para melhorar os resultados.
Essa prática também auxilia a empresa a aumentar o engajamento dos colaboradores, já que os funcionários passam a perceber que seus esforços são reconhecidos no ambiente de trabalho. Tal situação permite a capacitação de talentos de acordo com os diferentes feedbacks recebidos, o que proporciona resultados positivos tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Para auxiliar no entendimento dos impactos positivos adquiridos ao se avaliar desempenho de funcionários e dos diferentes métodos de realizar esse processo, a mywork preparou um guia que esclarece as principais dúvidas sobre o tema. Confira mais na leitura!
As primeiras práticas de avaliar desempenho surgiram na segunda metade do século XX, quando especialistas das áreas de RH começaram a estudar mais sobre o impacto do comportamento dos funcionários nas atividades realizadas.
Dessa forma, os profissionais de RH passaram a compreender os efeitos psicológicos e físicos que o bem-estar no trabalho e na qualidade de vida causavam nos colaboradores, o que gerou diversas mudanças nas culturas organizacionais e pesquisas sobre os impactos positivos de se avaliar desempenho.
Independente do método escolhido para avaliar desempenho numa empresa, é importante ter em mente os objetivos da empresa para realizar uma avaliação e entender o que a ferramenta de avaliação trará para a empresa, para o colaborador e para a gestão.
Dependendo dos resultados, o departamento de RH pode identificar a necessidade de treinamentos e capacitações ou até mesmo de ações motivacionais no ambiente de trabalho. Com o tempo, as avaliações de desempenho tende a agregar vários benefícios para a empresa, como, por exemplo, mais produtividade e engajamento dos colaboradores e diferenciais competitivos para identificar e manter talentos.
Para o setor de RH, há a oportunidade de implementar ações mais estratégicas, uma vez que é possível automatizar processos burocráticos com soluções digitais, como a gestão de benefícios e controle de ponto dos funcionários (que você pode testar aqui gratuitamente por 15 dias).
Cada vez que o departamento de RH avalia o desempenho de outros colaboradores há a possibilidade de reunir informações muito interessantes sobre cada profissional e sobre a empresa como um todo, o que pode contribuir para futuras contratações, identificação de problemas internos, necessidade de promover treinamentos, etc.
Para avaliar desempenho dos colaboradores de maneira eficaz, é essencial que o processo seja conduzido periodicamente, de forma que seja possível acompanhar o desenvolvimento e evolução (ou involução) de cada um dos funcionários avaliados, bem como das equipes num geral. Para isso, é essencial:
1- Saber as responsabilidades de cada funcionário: é preciso conhecer as funções que a empresa espera que seu colaborador desenvolva para que seja possível compará-las com aquelas que, efetivamente, o funcionário entrega.
2- Definir o método: é preciso identificar qual método de avaliação entregará os melhores resultados de acordo com os objetivos da empresa. Os principais métodos utilizados serão apresentados ao longo deste artigo.
3- Escolher os fatores de avaliação: depois da definição do método, é preciso escolher os fatores que serão observados durante a avaliação, por exemplo, as competências e habilidades técnicas do colaborador, a postura no ambiente de trabalho (ou seja, relacionamentos interpessoais com outros membros da equipe, assiduidade e pontualidade etc.) e a proatividade.
4- Realizar o feedback: é importante que o colaborador entenda a avaliação como uma oportunidade de melhoria e evolução dentro da empresa. A devolutiva após a avaliação de desempenho é parte central desse processo.
A escolha do método de desempenho mais adequado para sua empresa deve avaliar alguns fatores, como o perfil dos funcionários avaliados, o tamanho da equipe, as necessidades dos gestores e objetivo geral da empresa ao avaliar desempenho de seus colaboradores. Listamos abaixo as principais e mais comuns maneiras de avaliar desempenho de colaboradores.
1- Autoavaliação:
Essa avaliação deve ser realizada em duas etapas: na primeira, o funcionário avalia o próprio desempenho por meio de uma reflexão sobre seus pontos fortes e de melhoria, identificando por si só suas principais habilidades e gaps. Após essa primeira reflexão, o colaborador e seu gestor devem discutir a respeito das características identificadas na primeira etapa para, então, na segunda etapa, elaborarem um plano para impulsionar os resultados.
Tal método permite que o colaborador avalie seu desempenho e resultados de maneira profunda e tranquila, além de permitir que o funcionário mostre sua maturidade, seriedade e comprometimento tanto com a empresa quanto com seu próprio desenvolvimento. É também um modo interessante de avaliar o nível de autoconhecimento e a capacidade de ouvir feedbacks do colaborador.
Vale lembrar que, para que esse método seja mais efetivo, é importante que o funcionário esteja confortável para realizar a avaliação da maneira mais sincera possível e de maneira imparcial.
2- Avaliação da equipe:
A avaliação por parte do time no qual o profissional está inserido também é um método interessante para que os gestores identifiquem as dinâmicas existentes em cada equipe e quais são os pontos fortes e fracos de cada integrante. Tal avaliação é importante para que todos os funcionários do time permaneçam alinhados e, dessa forma, consigam trabalhar em harmonia para atingirem resultados mais efetivos.
3- Avaliação pelo superior direto:
É um dos métodos mais comuns de avaliação de desempenho. Nele, a performance individual e atividades diárias dos colaboradores é avaliada por seu gestor direto. Uma das vantagens em avaliar desempenho a partir desse método é a garantia de que os critérios de avaliação serão padronizados para todos os funcionários, o que permite uma avaliação mais imparcial.
4- Avaliação 360 graus:
Essa avaliação permite que todos os colaboradores da empresa, independente de sua posição hierárquica, sejam avaliadores e avaliados simultaneamente. Utilizada em grandes corporações, a metodologia permite que o funcionário avalie seus pares, superiores e subordinados (caso haja algum) e ainda realize a autoavaliação, de modo que os resultados mostrem com mais riqueza de detalhes as diversas variáveis de impactam o desempenho e os resultados de um profissional.
É essencial, no entanto, que o anonimato dos colaboradores seja mantido para que essa técnica tenha sucesso, de modo que todos se sintam protegidos e confortáveis para avaliar seus colegas. Assim, é possível obter um feedback imparcial e honesto, além de auxiliar no desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho das equipes, líderes e gestores.
Ao realizar avaliações de desempenho periodicamente, as empresas acumulam uma grande quantidade de informações tanto sobre seus funcionários quanto sobre o ambiente organizacional como um todo. Assim, avaliar desempenho dos colaboradores permite a identificação de oportunidades a serem desenvolvidas e desafios que devem ser solucionados.
Além disso, ao realizar feedbacks, as empresas permitem que os funcionários manifestem suas opiniões sobre o dia a dia de trabalho e possíveis pontos de melhoria, o que abre precedentes para que mudanças sejam exigidas pelos colaboradores. É essencial que as empresas tenham estrutura e disponibilidade não apenas para avaliar desempenho de seus funcionários, mas também para ouvir retornos e opiniões internas para evoluir sua gestão.
Abaixo, listamos algumas das principais vantagens de se avaliar desempenho nas empresas:
De modo geral, uma avaliação de desempenho pode auxiliar em várias decisões importantes da empresa, podendo influenciar diretamente no bem estar interno dos funcionários e no desenvolvimento da organização.
A avaliação de desempenho, quando realizada de maneira efetiva, ajuda os colaboradores a entenderem seu papel na empresa e sua importância para o funcionamento de todo o fluxo de trabalho, além de mostrar que a empresa realmente está disposta a ouvi-los e ajudá-los a trilhar uma carreira profissional bem estruturada.
É importante lembrar que a avaliação de desempenho é apenas o primeiro passo desse processo realizado pelo departamento de RH, que envolve dar um retorno à equipe, engajar os gestores nas estratégias criadas para os times, implementar treinamentos para eliminar gaps e potencializar estratégias que deram resultados positivos. Avaliar desempenho é uma ação contínua que, quando usada como aliada, pode trazer resultados incríveis para toda a corporação.
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