Aplicar a liderança remota é uma realidade que muitas empresas enfrentam.
As lideranças são fundamentais para todas as equipes que trabalham com um objetivo em comum, já que são os líderes que organizam e guiam as atividades de cada um dos times.
Até 2020, a maioria das empresas funcionava totalmente presencialmente, com gestores e colaboradores todos os dias na empresa e compartilhando espaços de trabalho. Com a pandemia causada pela covid-19, grande parte das empresas se adaptou ao trabalho remoto, também chamado de home office.
Com boa parcela dos trabalhadores preferindo o home office e muitas empresas entendendo as vantagens de manter os funcionários trabalhando de casa, surge a necessidade de elaborar estratégias para gerir times à distância.
Mas afinal, como é possível liderar equipes de forma remota? O que é necessário para garantir a organização?
A mywork vai te ajudar a entender estas e outras questões relacionadas à liderança remota nas empresas.
Independentemente do modelo de trabalho que uma empresa estabelece, aqueles que ocupam cargos de liderança têm o mesmo papel: organizar, guiar, motivar e desenvolver a equipe. Tudo isso tem como objetivo a realização de atividades que ajudarão a empresa a crescer.
Assim, as lideranças são muito importantes para manter a unidade e a organização das atividades de equipes que trabalham presencialmente ou à distância.
A liderança remota é um tipo de gestão de pessoas adaptada ao modelo de trabalho à distância. Trata-se da coordenação e motivação de equipes que trabalham sem um contato presencial.
Com tantas empresas optando pelo trabalho à distância, o trabalho remoto ganhou popularidade em vários setores do mercado, pois muitas empresas passaram a entender que o trabalho à distância poderia trazer vantagens tanto para as equipes quanto para seus líderes.
Aplicar a liderança remota exige grande flexibilidade e organização de todas as partes envolvidas. E é importante reforçar: o papel das lideranças remotas continua sendo orientar e desenvolver os trabalhadores.
Como em qualquer situação de grandes mudanças, aplicar a liderança remota também tem alguns desafios. É importante identificar quais são as dificuldades durante a gestão remota de pessoas.
A seguir, vamos mostrar alguns desafios que podem surgir nas empresas que estão tentando aplicar a liderança remota:
É claro que aplicar liderança remota tem seus desafios, mas há muitas maneiras de contornar as dificuldades. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como implementar uma boa liderança remota e te mostrar as principais vantagens desse tipo de liderança nas organizações.
Muitos problemas que costumam surgir no trabalho remoto têm relação direta com dificuldades de comunicação.
Por isso, ao aplicar a liderança remota, os gestores devem criar rotinas de comunicação que funcionem para todos os membros da equipe, como reuniões semanais, fluxos de e-mail, grupos de discussão online, etc.
Esse tipo de estratégia é uma ótima maneira de acompanhar as atividades das equipes e orientar os colaboradores.
Além disso, uma comunicação transparente e constante ajuda a aumentar o engajamento das equipes com a empresa.
O trabalho remoto só é possível hoje em dia graças às tecnologias que foram desenvolvidas nas últimas décadas. Afinal, sem a comunicação online dificilmente teríamos uma quantidade tão grande de pessoas trabalhando remotamente.
A tecnologia já é uma grande vantagem para situações corriqueiras do dia a dia e isso não é diferente quando pensamos em aplicar a liderança remota.
Quando a empresa mantém o trabalho remoto, é importante que todos os funcionários e todos os processos estejam adaptados ao ambiente digital. É preciso verificar quais ferramentas e dispositivos serão necessários para que o trabalho seja feito de forma correta e segura.
Os funcionários devem estar equipados com computadores adequados, boa internet, câmeras e microfones para reuniões remotas e outras ferramentas que facilitem o dia a dia.
Também é importante que a empresa esteja pronta para administrar processos de RH remotamente, como o controle de ponto dos funcionários, admissão de colaboradores, pagamento de salários, horas extras, etc.
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Muitos trabalhadores podem enfrentar dificuldades envolvendo uso de novas tecnologias e condução de processos à distância. Aplicar a liderança remota também envolve ajudar na adaptação a este novo regime e facilitar a transição de processos do ambiente presencial para o digital.
Assim, oferecer treinamentos e capacitações que ajudam os funcionários a se acostumar com as novas tecnologias é parte integral da gestão de RH.
Apostar numa cultura ativa de feedbacks é uma forma de incentivar a comunicação entre as equipes, acompanhar o desenvolvimento de tarefas e incentivar a produtividade dos colaboradores.
A troca de impressões e avaliações sobre as entregas que são feitas e o desempenho geral dos funcionários é uma forma de estimular as equipes ao aperfeiçoamento de competências.
Apostar em uma cultura de feedbacks no trabalho remoto é uma ótima maneira de gerenciar o dia a dia e estabelecer as melhores práticas para as atividades remotas.
Quando os processos de liderança remota são feitos de maneira correta, a empresa e os colaboradores podem se beneficiar muito das vantagens obtidas. Entre elas, estão:
As lideranças remotas têm tanta importância quanto qualquer outro tipo de liderança nas empresas e, dependendo do contexto, são até mais desafiadoras do que lideranças presenciais.
Por isso, é essencial que os empregadores e o departamento de RH tenham conhecimento e saibam aplicar as melhores práticas de liderança à distância para assegurar o bom andamento das atividades da empresa.
A escuta ativa, empatia, organização e o trabalho em equipe são fundamentais para que a liderança remota tenha sucesso.