Gestão de Pessoas e DP

A importância das ações de endomarketing

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Também chamado de marketing interno, o endomarketing caracteriza-se por todas as ações voltadas para a melhoria do ambiente interno de trabalho, ou seja, voltadas para os colaboradores. Em outras palavras, essa técnica é composta por diversas estratégias de marketing institucional que têm como principal objetivo estreitar e melhorar o relacionamento entre a empresa e seus funcionários.

Muitas empresas apresentam quadros de funcionários que enfrentam situações de estresse e pressão no dia a dia de trabalho, o que, na maioria das vezes, acaba prejudicando o desempenho da empresa como um todo. Diante dessa situação, é indispensável que a empresa desenvolva estratégias para amparar os colaboradores e melhorar o clima organizacional de maneira assertiva e a longo prazo, de modo a incentivar os profissionais a “vestirem a camisa” da empresa.

Nós, da mywork, entendemos que as ações de endomarketing são estratégias interessantes para a gestão de pessoas e acreditamos que, se desenvolvidas de maneira correta pelo departamento de RH, em parceria com a diretoria e gestores das empresas, podem fazer a diferença para o dia a dia dos funcionários e até mesmo para a contratação de novos talentos. Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre as ações de endomarketing e dicas de como elaborá-las. Confira mais na leitura abaixo!

Afinal, o que são ações de endomarketing?

De modo geral, as ações de endomarketing são aquelas que ligam estratégias de marketing e de desenvolvimento e capacitação de pessoas e são ideais para integrar as atividades e relacionamentos de todas as equipes da empresa e, assim, melhorar não apenas o clima interno da organização, mas a entrega e desempenho dos funcionários.

É fundamental que os colaboradores estejam sempre alinhados com os objetivos e metas da empresa e as ações de endomarketing são boas para manter esse alinhamento, além de auxiliarem na motivação dos profissionais. Quando bem feitas, as ações de endomarketing são ferramentas poderosas para incentivar o comprometimento interno.

Quem deve realizar as ações marketing interno?

Geralmente, as ações de endomarketing são desenvolvidas pelo departamento de recursos humanos da empresa, uma vez que tais ações devem ser pensadas sob uma perspectiva de capacitação e motivação dos funcionários. 

No entanto, nada impede que outros setores da corporação participem, juntamente ao RH,  da organização e implementação das ações, que podem ser feitas pela equipe de marketing, de comunicação ou até mesmo de comunicação interna. Independente dos setores envolvidos, é essencial que se tenha uma clareza sobre as necessidades dos funcionários para criar ações de endomarketing efetivas.

Além disso, é importante lembrar que as ações devem visar a comunicação interna holística, ou seja, que aborde todos os temas essenciais para o bom relacionamento entre empresa e funcionário.

Quais são as etapas para criar ações de endomarketing?

Não existe regra para definir quais são as ações de endomarketing corretas para uma empresa, já que as necessidades internas dos colaboradores variam de uma corporação para a outra. 

No entanto, há um passo a passo interessante que pode ser seguido para que os departamentos envolvidos descubram quais ações de endomarketing podem ser criadas para melhor atender às necessidades do público interno da organização.

1- Pesquisa interna: é importante que o departamento de RH e demais setores envolvidos na criação das ações de endomarketing entendam com clareza as necessidades internas dos demais colaboradores. Para isso, é indispensável que uma pesquisa interna seja feita para que sejam extraídas os principais anseios e desejos dos profissionais. É interessante que essa etapa seja feita pelo departamento de RH, que pode realizar a pesquisa da maneira mais interessante para a empresa.

2- Análise dos resultados: Após a realização da pesquisa, é essencial que o resultado colhido seja analisado detalhadamente, pois fornecerá informações riquíssimas para o mapeamento das principais necessidades dos funcionários e para o direcionamento das ações de endomarketing mais interessantes para os colaboradores e para a empresa.

3- Elaboração das ações de endomarketing: Com a identificação das principais necessidades internas dos funcionários, chega o momento de elaborar as ações de endomarketing. Para que as ações sejam criadas de maneira assertiva, é interessante que o departamento de RH compartilhe as principais descobertas das pesquisas com diretores e gestores, para que as ações criadas tenham afinidade com as equipes de cada setor.

Nesse momento é bom usar a criatividade. As estratégias criadas devem, sim, ter como objetivo o engajamento dos profissionais com a empresa, mas isso não quer dizer que a diversão deve ficar de fora. Uma empresa que trabalha com segmentos infantis, por exemplo, pode promover um dia de gincanas na semana do Dia das Crianças. Uma empresa que trabalhe no segmento desportivo pode criar um campeonato interno nos horários de almoço, ou promover palestras com os funcionários que praticam esportes com frequência.

 Tudo depende do resultado que a empresa deseja obter com as ações desenvolvidas. Ao longo do artigo, apresentaremos mais alguns formatos interessantes de ações de endomarketing.

4- Aplicação das ações: Após as rodadas de pesquisa, análise e elaboração, chega o momento de, de fato, aplicar as ações de endomarketing desenvolvidas. É o momento de divulgar as ações aos funcionários, explicando os objetivos de cada ação e deixando claro que é importante que todos participem das atividades promovidas pela empresa, incentivando todos a se engajarem. 

Exemplos de ações de endomarketing

As ações de endomarketing têm como objetivo motivar, engajar e integrar os funcionários dentro da empresa. Como mencionado anteriormente, não existe receita para a elaboração das ações, uma vez que as situações internas das empresas variam muito. No entanto, para ajudar os profissionais que querem conhecer ou desenvolver ações de endomarketing nas empresa, reunimos alguns exemplos de ações interessantes que podem ser criadas para as corporações.

  • Eventos e confraternizações para integração: investir em eventos dentro da empresa, como café da manhã, workshops, happy hours e dias temáticos é uma estratégia muito boa para manter o clima alegre dentro da empresa, além de ser uma forma de motivar os funcionários. Confraternizações para celebração de conquistas e datas comemorativas mostra um lado da empresa que se preocupa com o bem estar e felicidade de seus colaboradores, além de facilitar a integração entre profissionais e equipes.
  • Feedbacks periódicos: além das avaliações de desempenho dos funcionários, é interessante que as empresas tenham um canal de feedbacks periódicos, nos quais os funcionários possam avaliar processos internos e sugerir melhorias. Dessa forma, além de colher ideias interessantes para a evolução dos processos, a empresa demonstra que está interessada na opinião dos colaboradores e abre um novo caminho para a comunicação interna.
  • Rede social interna: além do uso de e-mail corporativo, é cada vez mais comum que as empresas utilizem mídias internas de comunicação como uma forma de integrar diferentes funcionários e setores. Isso auxilia não apenas no aumento da transparência entre os funcionários, mas também permite uma comunicação personalizada. Usar uma rede social personalizada também facilita a divulgação de prêmios, reconhecimentos, eventos, benefícios oferecidos pela empresa, depoimentos de colaboradores e valores da empresa.
  • Rodadas de palestras e conversas: essa é uma das ações de endomarketing mais utilizadas pelas empresas. Promover palestras que se relacionem com o setor de atuação da empresa ou que falem sobre assuntos relevantes para a capacitação de funcionários é uma excelente estratégia para manter os funcionários motivados no trabalho. As palestras, no entanto, podem abordar os mais diversos temas, tudo depende do objetivo da ação. Cada setor pode elaborar uma palestra para mostrar suas principais conquistas durante um determinado período e esclarecer dúvidas sobre suas responsabilidades na empresa, por exemplo, ou a equipe de recursos humanos pode organizar conversas com dicas para ter mais energia durante o jornada de trabalho.
  • Investimentos em treinamentos e cursos: oferecer oportunidades de expandir conhecimentos e habilidades técnicas é uma ótima forma de engajar e motivar as equipes, além de oferecer segurança aos colaboradores que identificarem algum gap em seus conhecimentos. Caso seja possível, implementar essa ação periodicamente é uma excelente forma não apenas de melhorar a satisfação interna, mas também de melhorar resultados internos.
  • Investimento em ferramentas de gestão: tão importante quanto investir em funcionários capacitados, é importante gerir as atividades da empresa de maneira eficaz. Coordenar as jornadas de trabalho e banco de horas dos colaboradores, oferecer os benefícios previstos dentro da lei e otimizar processos burocráticos facilita a implementação de ações de endomarketing nas empresas. screencapture-mywork-br-seja-um-representante-2024-02-02-15_45_33-1

Nesse caso, nós, da mywork, oferecemos soluções práticas e 100% online para o controle de ponto e do banco de horas dos funcionários, bem como a gestão de benefícios, como vale-refeição.

Independente da estratégia adotada, as ações de endomarketing e a comunicação interna são essenciais para que a comunicação externa seja efetiva. O contato das equipes com todos os processos da empresa é fundamental para a integração dos colaboradores e para o entendimento dos mecanismos da empresa como um todo. 

Dessa forma, as ações de endomarketing são grandes aliadas para potencializar o comprometimento dos funcionários com a empresa, o que é essencial uma vez que os colaboradores são parte indispensável no processo de conquista e fidelização dos clientes. Quando feitas de maneira assertiva e inspiradora, as ações de endomarketing oferecem uma comunicação real entre a empresa e os profissionais, criando valor para os trabalhadores e beneficiando todos os envolvidos nos processos da empresa.

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