Blog | mywork - Tudo para sua gestão de funcionários

Comunicação Interna Organizacional

Escrito por Beatriz Candido Di Paolo | 17/11/2021 19:43

Grande parte dos problemas que encontramos em nossa vida pessoal e no trabalho são resultados de uma falta de comunicação clara e objetiva. Em muitas empresas, esse cenário é muito comum e aponta para uma necessidade de repensar as estratégias de comunicação interna organizacional.

A transparência e eficiência da comunicação interna é um importante pilar de toda cultura organizacional, já que este é um fator que impacta diretamente em como as relações entre equipes e as entregas acontecerão.

Neste artigo vamos te mostrar como a comunicação interna organizacional pode influenciar positivamente nos resultados do seu negócio quando bem feita. Continue com a leitura!

O que significa comunicação interna organizacional?

O processo de comunicação interna organizacional é aquele que é realizado, como o próprio nome já diz, dentro de uma empresa. Um dos objetivos centrais desse tipo de comunicação é unificar e uniformizar todo tipo de mensagem que é direcionada aos funcionários e demais stakeholders da organização, para motivá-los a seguir e difundir os valores da empresa.

Resumidamente, portanto, a comunicação interna organizacional é o compartilhamento uniforme de informações relevantes no ambiente corporativo.

Qual o objetivo desse tipo de comunicação?

Como explicamos anteriormente, um dos objetivos da comunicação interna organizacional é garantir que as informações e mensagens da empresa sejam entregues da melhor forma possível, constantemente e de maneira uniformizada a todos os funcionários.

Em outras palavras, a intenção principal é transformar a comunicação interna numa rotina comum da organização e difundir e reforçar constantemente a cultura organizacional.

Além disso, outros objetivos importantes da comunicação interna organizacional são:

  • Difundir os conhecimentos de funcionários, diretores e proprietários com toda a empresa;
  • Difundir a cultura organizacional, o respeito à diversidade, a responsabilidade socioambiental, a prevenção de doenças do trabalho, etc.
  • Divulgar as atividades da empresa de forma transparente;
  • Resolver conflitos internos com intermédio da empresa.
  • Engajar as equipes e a motivar os colaboradores para o cumprimento de metas;
  • Estabelecer os comportamentos alinhados com o que a empresa prega no dia a dia 

Há diferentes tipos de comunicação interna organizacional?

A resposta é sim! Há várias formas de promover a comunicação interna dentro de uma empresa e tudo depende do objetivo da organização deseja atingir ao comunicar algo para seus funcionários. Veja alguns exemplos a seguir:

  • Comunicação verbal: costuma ser mais comum em reuniões e palestras. A tendência é que esse tipo de comunicação seja mais utilizada em feedbacks e trocas de conhecimentos e informações entre os funcionários.
  • Comunicação escrita: é aquela que pode ser feita em e-mails e blogs internos, placas de informações, boards e quadros de avisos, newsletters, informativos do RH. Geralmente, é usada na gestão de pessoas para divulgar ações da empresa.
  • Comunicação vertical: costuma ser direcionada para os líderes da organização, pois é usada para abordar temas sensíveis e restritos às lideranças da empresa, como, por exemplo, o desenvolvimento de estratégias.
  • Comunicação horizontal: é a que acontece entre colegas de trabalho que estão no mesmo nível hierárquico na empresa. É mais usada para aumentar o conhecimento entre pares e melhorar o desempenho da equipe.
  • Comunicação diagonal: acontece quando há trocas de informações entre diferentes níveis hierárquicos da empresa e é a mais utilizada quando a organização quer divulgar notícias e novos acontecimentos.

Quais são os benefícios da comunicação interna organizacional para os negócios?

Toda relação que se baseia na comunicação aberta, transparente e sincera tende a colher bons frutos e isso acontece também nas relações de trabalho. Você já deve ter entendido que a comunicação interna organizacional vai muito além de apenas divulgar notícias ou mandar e-mails internos para os funcionários.

Vamos te apresentar, a seguir, alguns dos principais e mais importantes benefícios que a comunicação interna organizacional trás para os negócios de milhares de empresas:

  • Aumento da sensação de pertencimento

Quando a empresa divulga seus resultados ou ações direcionadas ao bem-estar e desenvolvimento dos funcionários, há um aumento da sensação de que a organização realmente se importa com a trajetória de cada um ali dentro.

A sensação de pertencimento é um desejo inerente a todo ser humano e empresas que fomentam o encontro dessa sensação através da valorização de seus funcionários têm uma grande chance de alcançar resultados mais satisfatórios, graças ao maior senso de responsabilidade dos colaboradores.

  • Aumento dos níveis de engajamento e produtividade

A comunicação interna ajuda os funcionários a entenderem sua importância e o impacto de seu trabalho dentro da organização. Quando a empresa propaga aos colaboradores os resultados obtidos e reforça o quanto a participação de cada um é significativa, a tendência é que as equipes fiquem mais produtivas, dedicadas e dispostas a contribuir com os projetos desenvolvidos.

  • Melhora no clima organizacional

Difundir a cultura organizacional é mais fácil quando a empresa segue boas práticas de comunicação interna, especialmente quando a comunicação organizacional é um dos pilares da cultura da empresa.

A comunicação constante e transparente no ambiente de trabalho afeta positivamente na realização de atividades e projetos na empresa, além de facilitar a construção de bons relacionamentos interpessoais entre os colaboradores.

Assim, a comunicação interna organizacional promove a cooperação entre diversas equipes e eleva o moral dos profissionais, o que tende a tornar todo o clima de trabalho mais prazeroso.

  • Redução da rotatividade de funcionários

Como falamos no início do artigo, a comunicação evita e resolve muitos problemas em todas as relações humanas e nas empresas isso não é diferente.

É muito mais fácil evitar conflitos e solucionar problemas de relacionamento quando a empresa promove uma comunicação clara e não-agressiva entre todos os seus integrantes. Isso vale tanto para colaboradores que ocupam cargos iguais quanto para aqueles que estão em posições diferentes.

Assim, líderes e liderados devem prezar pelo diálogo não-violento e pela mentalidade orientada à solução de conflitos. Tudo isso impacta diretamente na construção de uma cultura positiva e na satisfação dos funcionários, o que ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários na empresa.

  • Facilita a integração de novos colaboradores

Empresas que têm a comunicação interna organizacional bem estruturada tendem a ter muito mais facilidade em promover o onboarding de novos colaboradores.

Esse fenômeno acontece porque a empresa sempre irá partir do princípio de que a comunicação interna deve ser amigável, fácil e constante, o que incentiva todos os funcionários a tirar o novo colaborador do “isolamento” inicial após a contratação. Isso garante a rápida integração entre funcionários novos e antigos e ajuda a assimilar novas rotinas de trabalho.

Dicas para melhorar a comunicação interna

Acredito que você já entendeu o quanto a comunicação interna organizacional pode ser importante para o sucesso dos seus negócios. Agora, vou te mostrar algumas dicas sobre como aplicar as melhores práticas de comunicação na sua empresa:

  • Elabore um plano de comunicação para cada setor da empresa e conheça bem as necessidades de seus colaboradores. Isso vai te ajudar a entender como entregar mensagens da melhor forma possível.
  • Incentive a troca de informações e a comunicação clara e objetiva para todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos e departamentos;
  • Realize pesquisas internas constantemente para avaliar o clima organizacional;
  • Seja transparente e objetivo ao dar notícias aos seus colaboradores, sejam elas boas ou ruins;
  • Reconheça e valorize publicamente as conquistas dos colaboradores;
  • Entenda qual (ou quais) é o melhor canal de comunicação com os funcionários;
  • Aposte em ações de endomarketing focados em melhorar o relacionamento interpessoal e a comunicação;

Mais uma dica!

A comunicação interna organizacional passa por outras verticais de gestão de pessoas. A ferramenta de controle de ponto online da mywork ajuda gestores com a organização de rotinas de trabalho, como horas trabalhadas, marcações de ponto, tratamento de ponto, faltas, horas extras, etc. Com o sistema da mywork, os gestores terão informações sobre a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real, enquanto os colaboradores poderão ter a certeza de que todos os direitos trabalhistas serão respeitados.Clique aqui para solicitar sua demonstração agora e teste a mywork gratuitamente durante 7 dias!