Grande parte dos problemas que encontramos em nossa vida pessoal e no trabalho são resultados de uma falta de comunicação clara e objetiva. Em muitas empresas, esse cenário é muito comum e aponta para uma necessidade de repensar as estratégias de comunicação interna organizacional.
A transparência e eficiência da comunicação interna é um importante pilar de toda cultura organizacional, já que este é um fator que impacta diretamente em como as relações entre equipes e as entregas acontecerão.
Neste artigo vamos te mostrar como a comunicação interna organizacional pode influenciar positivamente nos resultados do seu negócio quando bem feita. Continue com a leitura!
O processo de comunicação interna organizacional é aquele que é realizado, como o próprio nome já diz, dentro de uma empresa. Um dos objetivos centrais desse tipo de comunicação é unificar e uniformizar todo tipo de mensagem que é direcionada aos funcionários e demais stakeholders da organização, para motivá-los a seguir e difundir os valores da empresa.
Resumidamente, portanto, a comunicação interna organizacional é o compartilhamento uniforme de informações relevantes no ambiente corporativo.
Como explicamos anteriormente, um dos objetivos da comunicação interna organizacional é garantir que as informações e mensagens da empresa sejam entregues da melhor forma possível, constantemente e de maneira uniformizada a todos os funcionários.
Em outras palavras, a intenção principal é transformar a comunicação interna numa rotina comum da organização e difundir e reforçar constantemente a cultura organizacional.
Além disso, outros objetivos importantes da comunicação interna organizacional são:
A resposta é sim! Há várias formas de promover a comunicação interna dentro de uma empresa e tudo depende do objetivo da organização deseja atingir ao comunicar algo para seus funcionários. Veja alguns exemplos a seguir:
Toda relação que se baseia na comunicação aberta, transparente e sincera tende a colher bons frutos e isso acontece também nas relações de trabalho. Você já deve ter entendido que a comunicação interna organizacional vai muito além de apenas divulgar notícias ou mandar e-mails internos para os funcionários.
Vamos te apresentar, a seguir, alguns dos principais e mais importantes benefícios que a comunicação interna organizacional trás para os negócios de milhares de empresas:
Quando a empresa divulga seus resultados ou ações direcionadas ao bem-estar e desenvolvimento dos funcionários, há um aumento da sensação de que a organização realmente se importa com a trajetória de cada um ali dentro.
A sensação de pertencimento é um desejo inerente a todo ser humano e empresas que fomentam o encontro dessa sensação através da valorização de seus funcionários têm uma grande chance de alcançar resultados mais satisfatórios, graças ao maior senso de responsabilidade dos colaboradores.
A comunicação interna ajuda os funcionários a entenderem sua importância e o impacto de seu trabalho dentro da organização. Quando a empresa propaga aos colaboradores os resultados obtidos e reforça o quanto a participação de cada um é significativa, a tendência é que as equipes fiquem mais produtivas, dedicadas e dispostas a contribuir com os projetos desenvolvidos.
Difundir a cultura organizacional é mais fácil quando a empresa segue boas práticas de comunicação interna, especialmente quando a comunicação organizacional é um dos pilares da cultura da empresa.
A comunicação constante e transparente no ambiente de trabalho afeta positivamente na realização de atividades e projetos na empresa, além de facilitar a construção de bons relacionamentos interpessoais entre os colaboradores.
Assim, a comunicação interna organizacional promove a cooperação entre diversas equipes e eleva o moral dos profissionais, o que tende a tornar todo o clima de trabalho mais prazeroso.
Como falamos no início do artigo, a comunicação evita e resolve muitos problemas em todas as relações humanas e nas empresas isso não é diferente.
É muito mais fácil evitar conflitos e solucionar problemas de relacionamento quando a empresa promove uma comunicação clara e não-agressiva entre todos os seus integrantes. Isso vale tanto para colaboradores que ocupam cargos iguais quanto para aqueles que estão em posições diferentes.
Assim, líderes e liderados devem prezar pelo diálogo não-violento e pela mentalidade orientada à solução de conflitos. Tudo isso impacta diretamente na construção de uma cultura positiva e na satisfação dos funcionários, o que ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários na empresa.
Empresas que têm a comunicação interna organizacional bem estruturada tendem a ter muito mais facilidade em promover o onboarding de novos colaboradores.
Esse fenômeno acontece porque a empresa sempre irá partir do princípio de que a comunicação interna deve ser amigável, fácil e constante, o que incentiva todos os funcionários a tirar o novo colaborador do “isolamento” inicial após a contratação. Isso garante a rápida integração entre funcionários novos e antigos e ajuda a assimilar novas rotinas de trabalho.
Acredito que você já entendeu o quanto a comunicação interna organizacional pode ser importante para o sucesso dos seus negócios. Agora, vou te mostrar algumas dicas sobre como aplicar as melhores práticas de comunicação na sua empresa:
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