Grande parte dos problemas que encontramos em nossa vida pessoal e no trabalho são resultados de uma falta de comunicação clara e objetiva. Em muitas empresas, esse cenário é muito comum e aponta para uma necessidade de repensar as estratégias de comunicação interna organizacional.
A transparência e eficiência da comunicação interna é um importante pilar de toda cultura organizacional, já que este é um fator que impacta diretamente em como as relações entre equipes e as entregas acontecerão.
Neste artigo vamos te mostrar como a comunicação interna organizacional pode influenciar positivamente nos resultados do seu negócio quando bem feita. Continue com a leitura!
O que significa comunicação interna organizacional?
O processo de comunicação interna organizacional é aquele que é realizado, como o próprio nome já diz, dentro de uma empresa. Um dos objetivos centrais desse tipo de comunicação é unificar e uniformizar todo tipo de mensagem que é direcionada aos funcionários e demais stakeholders da organização, para motivá-los a seguir e difundir os valores da empresa.
Resumidamente, portanto, a comunicação interna organizacional é o compartilhamento uniforme de informações relevantes no ambiente corporativo.
Qual o objetivo desse tipo de comunicação?
Como explicamos anteriormente, um dos objetivos da comunicação interna organizacional é garantir que as informações e mensagens da empresa sejam entregues da melhor forma possível, constantemente e de maneira uniformizada a todos os funcionários.
Em outras palavras, a intenção principal é transformar a comunicação interna numa rotina comum da organização e difundir e reforçar constantemente a cultura organizacional.
Além disso, outros objetivos importantes da comunicação interna organizacional são:
Difundir os conhecimentos de funcionários, diretores e proprietários com toda a empresa;
Difundir a cultura organizacional, o respeito à diversidade, a responsabilidade socioambiental, a prevenção de doenças do trabalho, etc.
Divulgar as atividades da empresa de forma transparente;
Resolver conflitos internos com intermédio da empresa.
Engajar as equipes e a motivar os colaboradores para o cumprimento de metas;
Estabelecer os comportamentos alinhados com o que a empresa prega no dia a dia
Há diferentes tipos de comunicação interna organizacional?
A resposta é sim! Há várias formas de promover a comunicação interna dentro de uma empresa e tudo depende do objetivo da organização deseja atingir ao comunicar algo para seus funcionários. Veja alguns exemplos a seguir:
Comunicação verbal: costuma ser mais comum em reuniões e palestras. A tendência é que esse tipo de comunicação seja mais utilizada em feedbacks e trocas de conhecimentos e informações entre os funcionários.
Comunicação escrita: é aquela que pode ser feita em e-mails e blogs internos, placas de informações, boards e quadros de avisos, newsletters, informativos do RH. Geralmente, é usada na gestão de pessoas para divulgar ações da empresa.
Comunicação vertical: costuma ser direcionada para os líderes da organização, pois é usada para abordar temas sensíveis e restritos às lideranças da empresa, como, por exemplo, o desenvolvimento de estratégias.
Comunicação horizontal: é a que acontece entre colegas de trabalho que estão no mesmo nível hierárquico na empresa. É mais usada para aumentar o conhecimento entre pares e melhorar o desempenho da equipe.
Comunicação diagonal: acontece quando há trocas de informações entre diferentes níveis hierárquicos da empresa e é a mais utilizada quando a organização quer divulgar notícias e novos acontecimentos.
Quais são os benefícios da comunicação interna organizacional para os negócios?
Toda relação que se baseia na comunicação aberta, transparente e sincera tende a colher bons frutos e isso acontece também nas relações de trabalho. Você já deve ter entendido que a comunicação interna organizacional vai muito além de apenas divulgar notícias ou mandar e-mails internos para os funcionários.
Vamos te apresentar, a seguir, alguns dos principais e mais importantes benefícios que a comunicação interna organizacional trás para os negócios de milhares de empresas:
Aumento da sensação de pertencimento
Quando a empresa divulga seus resultados ou ações direcionadas ao bem-estar e desenvolvimento dos funcionários, há um aumento da sensação de que a organização realmente se importa com a trajetória de cada um ali dentro.
A sensação de pertencimento é um desejo inerente a todo ser humano e empresas que fomentam o encontro dessa sensação através da valorização de seus funcionários têm uma grande chance de alcançar resultados mais satisfatórios, graças ao maior senso de responsabilidade dos colaboradores.
Aumento dos níveis de engajamento e produtividade
A comunicação interna ajuda os funcionários a entenderem sua importância e o impacto de seu trabalho dentro da organização. Quando a empresa propaga aos colaboradores os resultados obtidos e reforça o quanto a participação de cada um é significativa, a tendência é que as equipes fiquem mais produtivas, dedicadas e dispostas a contribuir com os projetos desenvolvidos.
Melhora no clima organizacional
Difundir a cultura organizacional é mais fácil quando a empresa segue boas práticas de comunicação interna, especialmente quando a comunicação organizacional é um dos pilares da cultura da empresa.
A comunicação constante e transparente no ambiente de trabalho afeta positivamente na realização de atividades e projetos na empresa, além de facilitar a construção de bons relacionamentos interpessoais entre os colaboradores.
Assim, a comunicação interna organizacional promove a cooperação entre diversas equipes e eleva o moral dos profissionais, o que tende a tornar todo o clima de trabalho mais prazeroso.
Redução da rotatividade de funcionários
Como falamos no início do artigo, a comunicação evita e resolve muitos problemas em todas as relações humanas e nas empresas isso não é diferente.
É muito mais fácil evitar conflitos e solucionar problemas de relacionamento quando a empresa promove uma comunicação clara e não-agressiva entre todos os seus integrantes. Isso vale tanto para colaboradores que ocupam cargos iguais quanto para aqueles que estão em posições diferentes.
Assim, líderes e liderados devem prezar pelo diálogo não-violento e pela mentalidade orientada à solução de conflitos. Tudo isso impacta diretamente na construção de uma cultura positiva e na satisfação dos funcionários, o que ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários na empresa.
Facilita a integração de novos colaboradores
Empresas que têm a comunicação interna organizacional bem estruturada tendem a ter muito mais facilidade em promover o onboarding de novos colaboradores.
Esse fenômeno acontece porque a empresa sempre irá partir do princípio de que a comunicação interna deve ser amigável, fácil e constante, o que incentiva todos os funcionários a tirar o novo colaborador do “isolamento” inicial após a contratação. Isso garante a rápida integração entre funcionários novos e antigos e ajuda a assimilar novas rotinas de trabalho.
Dicas para melhorar a comunicação interna
Acredito que você já entendeu o quanto a comunicação interna organizacional pode ser importante para o sucesso dos seus negócios. Agora, vou te mostrar algumas dicas sobre como aplicar as melhores práticas de comunicação na sua empresa:
Elabore um plano de comunicação para cada setor da empresa e conheça bem as necessidades de seus colaboradores. Isso vai te ajudar a entender como entregar mensagens da melhor forma possível.
Incentive a troca de informações e a comunicação clara e objetiva para todos os colaboradores, em todos os níveis hierárquicos e departamentos;
Realize pesquisas internas constantemente para avaliar o clima organizacional;
Seja transparente e objetivo ao dar notícias aos seus colaboradores, sejam elas boas ou ruins;
Reconheça e valorize publicamente as conquistas dos colaboradores;
Entenda qual (ou quais) é o melhor canal de comunicação com os funcionários;
Aposte em ações de endomarketing focados em melhorar o relacionamento interpessoal e a comunicação;
Mais uma dica!
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